Saiba como valorizar seu carro na hora da troca e garantir um negócio vantajoso.
Um carro zero quilômetro comprado em janeiro de 2016, chega a fevereiro deste ano com uma depreciação de mercado que varia de 5% a 30%, dependendo da marca. Aqui está a maior desvalorização do seu carro seminovo. Porém, o que muitos motoristas se esquecem é que outros fatores são avaliados pelas revendas de seminovos e concessionárias na hora de aceitar seu carro usado na troca. É preciso ter consciência de que da mesma maneira que o consumidor busca trocar de carro e levar para casa um modelo em ótimas condições, assim também os avaliadores de usados têm suas considerações e são influenciados por diversos fatores.
Para que você não saia da revenda ou concessionária de carro novo, mas com a sensação de que não fez um bom negócio, saiba como fazer a sua parte cuidando bem do seu usado.
CONSERVAÇÃO INTERNA E EXTERNA
O prejuízo causado por uma chuva de granizo vai além das aparências. O carro terá sua avaliação prejudicada e seu valor vai cair. Assim também acontece com marcas de tinta, pintura mal conservada, estofados manchados e rasgados. Outro fator de grande depreciação é o cheiro de cigarro. Por se tratar de um odor forte, difícil de ser eliminado, os avaliadores recomendam que fumantes evitem fumar em excesso dentro do carro, que mantenham sempre as janelas abertas enquanto fumam e façam a higienização interna do veículo com alta frequência.
REVISÕES EM DIA
Procure fazer as revisões do seu carro atual na concessionária e guarde todas as notas no manual. Se não for possível, faça você mesmo as revisões necessárias e mantenha o hábito (essencial) de realizar as manutenções preventivas. Esteja atento desde a detalhes como luzes, buzina, maçanetas, borrachas, até itens como o filtro de ar, para manter o funcionamento do ar-condicionado em plenas condições. A parte mecânica e elétrica é um caso ainda mais importante, pois além de garantir menos dores de cabeça enquanto você estiver usando o carro, na hora da troca ele será melhor avaliado com certeza.
PNEUS
Mais importante do que ter seu carro bem avaliado na troca é garantir a sua segurança. Aqui vai uma dica que merece sua atenção: pneus desgastados, carecas e com baixa calibragem são um risco a você, motorista, e seus passageiros. Não economize na manutenção desse item. Para saber mais sobre o momento certo de trocar os pneus do seu carro, clique em nossa matéria especial.
DOCUMENTAÇÃO
O IPVA é o imposto gerado em janeiro de todos os anos. O licenciamento e pagamento do seguro obrigatório devem ser realizados de acordo com o final da placa do carro no decorrer do ano, começando em abril. Carros com débitos pendentes prejudicam a negociação e podem até mesmo serem decisivos a ponto de barrar a troca. Isso porque, um carro com IPVA atrasado e multas pendentes entra na dívida ativa da Secretaria da Fazendo do estado e fica bloqueado administrativamente. Quando isso acontece, para regularizar o documento é preciso quitar esse débito à vista e esperar 5 dias úteis para a baixa da dívida e só então é possível regularizar o documento. Bloqueios judiciais são ainda mais complicados de serem resolvidos, por isso evite levar o seu carro para ser avaliado com essas pendências. Muitas revendas e concessionárias não podem perder esse tempo hábil na negociação e, por isso, o seu veículo pode ter grande desvalorização na avaliação ou ainda não ser aceito na troca.
Tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
Se procura um carro novo, clique aqui.