7 cuidados que você deve ter para conservar a pintura do carro

Carros

conservar a pintura
27 jul 2016

7 cuidados que você deve ter para conservar a pintura do carro

Ao adquirir um automóvel, seja ele do ano ou usado, não importa: queremos sempre mantê-lo conservado e com aspecto de carro novo. Afinal, ele faz parte de nosso patrimônio e conservar a pintura do carro vai valorizá-lo muito no momento da venda, além, é claro, de proporcionar um incrível prazer em vê-lo sempre bonito e reluzente.

No entanto, para que você se mantenha firme no objetivo de conservar a pintura de seu carro, alguns cuidados merecem atenção. Em primeiro lugar, você deverá saber identificar alguns agentes que podem atacar e destruir a pintura de seu automóvel. Depois, adquirir hábitos diários que lhe ajudarão a manter a pintura do carro sempre com cara de nova e livre de arranhões e manchas.

Dessa forma, a tarefa de manter a lataria com a pintura sempre brilhante se tornará bem mais simples. Confira algumas dicas a seguir!

1. Mantenha o carro sempre limpo

Uma das regras mais importantes para conservação da pintura do carro é mantê-lo sempre limpo, ou seja, lavá-lo com frequência. O ideal é que ele seja lavado uma vez por semana, com a água sem muita pressão e com produtos automotivos próprios para isso.

2. Lave seu carro à sombra

Lavar seu carro sempre longe do sol e à sombra é essencial para manter a pintura sem manchas. Se ele estiver quente, espere esfriar para começar a limpeza. Não se esqueça de usar luvas especiais de algodão prensado, pois isso diminui as chances de riscar o carro.

3. Tome cuidado com os pássaros

Fezes de pássaros são muito prejudiciais à pintura do carro. São corrosivas e provocam manchas na pintura em pouco tempo. Uma boa dica para evitar o problema é, logo que perceber, cortar um limão ao meio e passar no local atingido. Mas, fique atento, passe logo em seguida bastante água, pois o limão é muito ácido e pode afetar a pintura do carro se não for totalmente removido.

4. Preste atenção com a resina que cai das árvores

A secreção vegetal, originada das árvores, é bastante ácida e deve ser eliminada logo que cai sobre o carro. Uma boa dica para removê-la é colocar uma pedra de gelo sobre a região atingida — isso faz soltar toda a seiva. Logo a seguir, é preciso passar um algodão embebido com óleo vegetal para a retirada de qualquer excesso de seiva.

5. Evite o contato a chuva ácida

A chuva ácida contém partículas e gases, resultantes da poluição — dentre eles o enxofre e o azoto — que atacam a pintura de seu carro sem que você perceba. Por isso, é aconselhável que sempre após as chuvas, você elimine a água depositada em seu carro com jatos de mangueira. Logo depois, seque-o e guarde seu veículo na garagem.

6. Fique atento ao abastecer o carro

Muitas vezes, quando abastecemos o carro, o combustível pode respingar na lataria. Portanto, fique atento a isso e, se ocorrer, lave logo o local com jatos de água. Derivados do petróleo mancham a pintura do carro e, pelo mesmo motivo, tenha muito cuidado com o querosene.

7. Use cera para proteção

Encerar o carro com regularidade ajuda a manter a pintura de seu veículo brilhando, além de protegê-la contra os raios UV. A dica é escolher uma cera de boa qualidade e aplicá-la uma vez por mês ou, pelo menos, a cada dois meses.

Siga nossas dicas e mantenha a pintura do carro sempre brilhante, com aquela cara que saiu hoje da concessionária!

E então, quer mais dicas? É só assinar nossa newsletter para ficar por dentro de outras dicas valiosas para conservar seu carro sempre novo!

 

PostEncontreSeuCarroblog