Carros Dicas

29 jan 2018

Segurança Reforçada

Finalmente, os automóveis nacionais começarão a vir equipados com itens a mais de segurança.

Infelizmente, no Brasil é assim: itens fundamentais de segurança que vêm de série em automóveis fabricados no exterior já há alguns anos, só passam a ser itens de série nos modelos nacionais, após se tornarem obrigatórios por lei.

Quem se lembra dos carros populares com retrovisor apenas do lado esquerdo? A lei que obrigou todos os carros a terem os retrovisores em ambos os lados, entrou em vigor há exatamente 20 anos. Mais recentemente, em 2014, os freios ABS e os air bags dianteiros, passaram a estar presentes em todos os automóveis fabricados em território nacional. Agora, chegou a vez de quatro itens que, em breve, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), irá exigir às montadoras. Confira abaixo quais são eles!

ISOFIX

O Loucos por Carro fez uma matéria especial sobre esse sistema de segurança, essencial para garantir que as cadeirinhas infantis fiquem bem presas ao banco. O sistema Isofix (nos EUA compatível ao sistema Latch), tem ganchos soldados diretamente na carroceria do carro, dispensando o uso do cinto de segurança. É mais fácil de usar e também é mais seguro. A partir de janeiro deste ano, carros que possuem mais de uma fileira de bancos já sairão da fábrica com esse sistema. E, em 2020, todos os automóveis circulando no Brasil terão que ser adaptados para o sistema Isofix.

CINTO DE SEGURANÇA 3 PONTAS E ENCOSTO DE CABEÇA TRASEIROS

A mudança vai focar principalmente o assento do meio. Atualmente, os cintos de segurança com três pontas estão presentes somente nos bancos laterais da parte traseira dos automóveis de passeio. Já os encostos de cabeça, não são vistos em modelos de carros mais antigos e básicos. Em janeiro deste ano, o Contran passa a exigir que todos os carros (com exceção dos conversíveis) saiam da fábrica com cinto de segurança três pontas para todos os passageiros do banco de trás, bem como o encosto de cabeça. Os dois itens minimizam o impacto sofrido pelo passageiro e os riscos de lesões mais graves em eventuais colisões.

Saiba mais sobre os cuidados que se deve ter com os cintos de segurança na matéria: Em dia com o cinto de segurança.

CONTROLE DE ESTABILIDADE

É um sistema eletrônico presente no freio de todas as rodas do carro. O objetivo desse sistema é controlar os pneus de maneira independente para casos como: perda de aderência ao solo, tanto em curvas como manobras bruscas, controle da tração e ainda auxiliar o assistente de partida de rampa. A lei para atualizar os automóveis nacionais com esse sistema vai demorar um pouco mais para entrar em vigor. O prazo é que até 2022 todos os automóveis saiam da fábrica com controle de estabilidade.

FAROL DIURNO

Atualmente a lei só exige que os faróis sejam ligados durante o dia nas estradas. Mas a partir de 2021, os projetos são que todos os automóveis (incluindo caminhões e ônibus) 0km venham com lâmpadas de led ou halógenas. Essas lâmpadas ficam acesas sem a necessidade do motorista acioná-las manualmente.

Estar seguro dentro do seu veículo faz com que seus passeios e viagens sejam ainda mais prazerosos. Por isso, fique sempre em dia com a manutenção do seu carro! E se você quer se preparar ainda melhor para sua próxima viagem, confira dicas importantes na nossa matéria: 8 Dicas para dirigir na estrada com segurança

Fonte: revista Quatro Rodas.