Rodas convencionais X Esportivas

Carros

Rodas convencionais X Esportivas
22 jun 2016

Rodas convencionais X Esportivas

Saiba as diferenças entre os modelos de rodas e escolha a melhor para o seu carro!

As opções são muitas. Desde as tradicionais rodas de ferro que têm praticamente o mesmo design e são diferenciadas pelas calotas de cada modelo e fábrica, até as mais extravagantes, as chamadas rodas de liga leve, feitas basicamente de alumínio, para reduzir o peso, e também de silício e ferro, para garantir resistência. Tanto montadoras como lojas especializadas oferecem uma ampla gama de modelos, materiais, tamanhos e até cores para o consumidor escolher. Se você escolheu a roda do seu carro 0km direto na montadora, não encontrará problemas, pois será bem assistido pela concessionário que só irá permitir que você saia de lá com a roda adequada ao seu novo veículo. Porém se você for fazer a troca da sua roda de ferro original de fábrica por uma de liga leve, é bom ter em mente os seguintes pontos:

  1. A resolução 292 do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), diz que é proibido utilizar rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo e aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda. Para descobrir se sua roda se enquadra nesses parâmetros, reúna as medidas originais do seu carro/roda: largura do pneu, perfil/série, altura da roda, altura do conjunto da roda/pneu. Encontramos esse site especializado que faz o cálculo pra você: http://rodasdeligaleve.com.br/conversao;
  2. O tamanho da roda de liga leve deve respeitar o modelo do carro, pois ela irá comprometer diretamente o seu desempenho e também interferir na segurança. Rodas de liga leve muito grandes em carros pequenos faz com que eles sejam forçados ao extremo. São, portanto, prejudiciais ao veículo e podem ainda causar acidentes;
  3. As rodas de ferro são mais resistentes a pancadas, enquanto que as de liga leve tendem a ser mais sensíveis. Elas geralmente não amassam, mas sim quebram e então precisam ser trocadas;
  4. Decidiu mesmo trocar as rodas de ferro por liga leve? Lembre-se de adquirir 5 rodas, ou seja, garantir o estepe;
  5. Algumas seguradoras incluem as rodas na apólice. Informe-se para incluir as suas.

É claro que não poderia faltar um item de grande importância na escolha por novas rodas: a estética! Dar aquela turbinada no carro com novas rodas deixa o modelo mais interessante e diferenciado, e ainda pode aumentar seu valor de mercado.

Fonte: http://goo.gl/0bjqwr

http://goo.gl/bAcvLo

http://goo.gl/dlxLHb

http://goo.gl/Su3gSg