Quem tem um veículo em casa sabe que é importante se preocupar com a segurança, e prevenir todo tipo de situação que puder. Assim, manter a revisão do carro em dia é um dos requisitos para poder rodar tranquilamente. Além, é claro, de contribuir com a conservação do veículo.
No entanto, por mais que todo mundo saiba o quanto é importante uma revisão veicular completa, muita gente não conhece como ela funciona.
Por isso, vamos tratar um pouco mais afundo esse tema. Assim, você poderá ficar alerta aos itens que merecem mais atenção na revisão de um carro. Além de conhecer a periodicidade exigida e os locais mais indicados para procurar fazer esse procedimento.
Então vem conosco e boa leitura!
O que é uma revisão veicular?
Todos os veículos precisam passar por uma verificação completa, para que seja feito um grande “check up” em como anda seu funcionamento.
A essa verificação se dá o nome de revisão veicular. A revisão do carro precisa ser feita de tempos em tempos, para atestar o estado em que se encontram os sistemas, e especialmente, para prevenir eventuais defeitos e falhas.
Todos os sistemas do carro precisam ser verificados também para continuar garantindo o melhor desempenho possível do carro. Além de ser uma questão de segurança, uma revisão no carro pode impedir e interromper o desgaste prematuro de peças do carro.
basicamente, a revisão veicular é como uma bateria de exames que os médicos nos solicitam de tempos em tempos. Só que neste caso, a avaliada em questão é a saúde do carro.
Por que uma revisão do carro é tão importante?
Como já dissemos anteriormente, a revisão do carro é fundamental para quem pretende evitar dores de cabeça. Além disso, outra função muito importante é preservar as peças e evitar desgaste excessivo. Um exemplo bem simples nesse sentido é o que diz respeito ao óleo de motor, que evita o atrito das peças em seu interior. Uma vez que está vencido, deixa de lubrificar corretamente, o que aumenta naturalmente o desgaste das engrenagens.
Filtros de ar também podem influenciar diretamente no desempenho do seu carro, por isso quando corretamente checados, podem ser trocados no tempo certo. Utilizados com a finalidade de impedir a entrada de impurezas no motor, podem ficar entupidos – o que aumenta o consumo de combustível e piora o desempenho do veículo.
O motor em si também precisa ser checado de vez em quando para que funcione corretamente. Um item importante que é checado nesses procedimentos são as velas – que podem não apresentar sinal físico de defeito. Por isso há de se respeitar a quilometragem indicada pelas fabricantes para sua troca.
Isso tudo sem falar num dos sistemas mais importantes do carro, o responsável pelos freios. É sempre bom ficar de olho no estado de todos seus componentes para manter a segurança do motorista e demais ocupantes do veículo. Portanto, uma revisão do carro vai avaliar o estado de peças como pastilhas, discos, pinças e fluido, e garantir que você possa dirigir o mais tranquilamente possível.
Quais os principais itens para se atentar na revisão do carro?
Toda boa revisão veicular se ocupa em verificar o estado de todos os sistemas e componentes do veículo. No entanto, existem alguns itens cuja importância é considerada vital em toda revisão de carro que você fizer. Assim, se atente se ao menos os seguintes itens receberam a devida atenção durante o check up:
- Motor;
- Freios;
- Transmissão;
- Sistema Elétrico:
- lanternas;
- luzes de freio;
- Pneus (inclusive os estepes);
- Suspensão;
- Radiador;
- Correia dentada;
- Velas;
- Filtros:
- filtro de ar-condicionado;
- filtro de óleo;
- filtros de ar;
- filtro de combustível.
- Óleo de motor;
- Fluidos:
- fluido de direção hidráulica;
- fluido de câmbio;
- fluido de freio.
- Alinhamento e balanceamento
- Kit Viagem:
- macaco;
- triângulo de sinalização;
- chave de roda.
Onde fazer uma revisão veicular?
Basicamente, você pode realizar a sua revisão veicular em uma concessionária ou em uma mecânica. No entanto, sua escolha por uma ou outra opção pode variar de acordo com as características de cada um.
Por exemplo, quem já costuma fazer a revisão de carro em uma concessionária tende a continuar escolhendo essa opção. Até por conhecer os profissionais e seus resultados.
Além disso, geralmente uma concessionária consegue oferecer revisões bem mais completas e detalhadas, com profissionais altamente qualificados. Se forem necessárias, podem ser feitos check ups mais específicos, de acordo com o que for preciso. No entanto, o custo costuma ser bem mais alto do que em uma mecânica. Mas fica aqui aquele lembrete de que quem melhor para conhecer seu carro do quem o fabricou, não é mesmo?
Agora, quem já tem um bom mecânico de confiança, pode escolher essa opção para realizar a revisão do carro. No entanto, é importante escolher uma oficina que conte com ferramentas e profissionais capacitados para observarem todo seu carro – para que o procedimento seja completo. Assim, você pode conseguir um precinho mais convidativo, e seu carro estará nas mãos de alguém que o conhece bem – especialmente se for um carro mais usado, com rodagem maior.
Qual a periodicidade necessária para a revisão do carro?
É indicado que a revisão do carro seja feita a cada 6 meses ou 10 mil km rodados – o que for atingido primeiro. No entanto, cada fabricante estipula suas próprias condições. Por isso, é importante conferir o manual do seu carro, onde encontram-se todos os detalhes sobre esse e demais assuntos pertinentes ao seu carro.
No caso de carros novos, existem algumas revisões periódicas que são obrigatórias. Elas precisam ser feitas para que a garantia do automóvel continue válida. E também variam de acordo com a fabricante – se informe previamente.
Já para carros em uso, sejam aqueles que rodam muito ou que ficam por muito tempo parados, a revisão também é fundamental. Seja para verificar o estado do óleo do motor, ou alinhamento e balanceamento, que sofrem avarias devido a alta rodagem.
Alguns itens importantes do carro tem uma média de tempo/distância para o qual você precisa ficar atento com relação a troca, como por exemplo:
- alinhamento e balanceamento: a cada 10 mil km;
- filtro de ar do motor, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado: a cada 15 mil km;
- fluído do freio e substituição das velas de ignição: a cada 20 km.
Agora que você já está por dentro do que observar com mais atenção em uma revisão veicular, já pode redobrar os cuidados.
Continue de olho em nosso blog, Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro dos assuntos que dizem respeito ao seu carro e ao mercado automobilístico.