Insufilm x Suspensão x Rodas

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acessórios para carros
04 nov 2016

Insufilm x Suspensão x Rodas

Eles deixam o carro chamativo e são sinônimos de status pra alguns, enquanto que pra outros são mesmo estilo de vida.

Esses acessórios são bastante populares, principalmente o insulfilm que também tem a função de proteger os passageiros do veículo contra o sol. Além disso, muitos acreditam que com vidros mais escuros estão mais seguros, já que a película nos vidros dificulta a visão de quem está do lado de fora.

Já as famosas rodas de liga leve aumentam o desempenho do veículo nas estradas, além de favorecer a estética. E, junto com elas, há os que ousam e mexem também na suspensão do carro para dar aquele toque diferenciado.

Mas esses acessórios são permitidos por lei? Com certeza você conhece alguém (ou até mesmo passou por isso) que ao ser parado numa rodovia por um policial precisou remover o insulfilm, ali mesmo na beira da estrada, para seguir viagem. Como evitar que isso aconteça? Conversamos com especialistas no assunto para sabermos o que é permitido por lei e vai te garantir um passeio sem paradas pelas autoridades.

INSULFILM

É proibido o uso da película do tipo refletiva. O tipo convencional deve seguir as seguintes regras:

  • Portas dianteiras: limite de 70% de transparência;
  • Vidros traseiros (portas dos passageiros e tampa traseira): limite de 28% de transparência;
  • Para-brisa: PROIBIDO.

RODAS

A lei diz que a roda de liga leve deve ser do mesmo diâmetro do conjunto que forma pneu e roda original. Uma maneira simples de saber se as rodas que você quer podem ser instaladas no seu carro é medir o estepe original do veículo com a roda. É assim que os policiais vão tirar a prova caso você seja parado.

SUSPENSÃO

Quer deixar o carro mais baixo? Cuidado! O limite delimitado pela lei é de apenas 10cm entre o chão e a parte mais baixa do carro.

IMPORTANTE: REGULARIZAÇÃO

Depois de feitas as alterações nas rodas e na suspensão será necessário regularizar o seu documento para que conste a alteração das medidas e proporções originais do veículo. O primeiro passo é se dirigir ao DETRAN da sua cidade ou a um despachante de sua confiança para solicitar uma autorização do delegado. Será gerado um ofício e com ele em mãos, o segundo passo é fazer um laudo do INMETRO em uma empresa terceirizada autorizada. O laudo de rodas custa em média R$ 450,00, o mesmo valor do laudo da suspensão. Algumas empresas concedem desconto para quem for fazer de uma vez só os dois laudos (rodas e suspensão). Feito isso, basta fazer o pedido de um novo documento, quem tem uma taxa de R$ 181,34 (no estado de São Paulo).

A aplicação do insulfim não exige regularização no documento, basta apenas seguir as regras ditas acima.

 

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