Economizar combustível é uma tarefa que exige esforços muito além do que o simples encontro do posto que esteja com o preço mais convidativo. São atitudes pouco complicadas e que trazem resultados práticos ao seu bolso.
Preparamos para você dez dicas de como economizar combustível! Vamos a elas?
1. Dirija com a marcha correta
Andar com o carro sempre na marcha correta para cada velocidade é fundamental na economia de combustível. Caso acelere mais em marchas baixas, certamente o gasto aumentará, mesmo no caso dos carros mais econômicos. Seja suave na troca. Além disso, sair bruscamente também amplia o consumo. Em veículos com injeção eletrônica não há necessidade de deixar o motor ligado para aquecer. Isto deve acontecer apenas nos primeiros mil Km dos 0 Km, em apenas um minuto por dia.
2. Troque as velas
Vale a pena fazer as manutenções preventivas nas velas, que precisam ser substituídas após determinado período de uso. Com a função de gerar energia na câmara de combustão na queima e mistura do ar com os combustíveis, uma vela queimada influencia em todo o jogo e faz com que o consumo aumente. Portanto, é um ponto que vai ajudar muito em como economizar combustível.
3. Evite usar o ar-condicionado
Apesar de vivermos em um país tropical, com dias cada vez mais quentes, a utilização do ar-condicionado aumenta consideravelmente o gasto de combustível. Caso seja possível evitar o uso do aparelho em determinados dias, você perceberá a diferença no ponteiro.
4. Tenha cuidado com rodas e pneus
Manter os pneus bem calibrados e as rodas alinhadas e balanceadas são recomendações que fazem grande diferença na economia de combustível. Contribui com a melhor aerodinâmica e evita um atrito intenso com o solo, explicando a redução no gasto.
5. Evite muitos acessórios
No lugar de ajudar o seu bolso, determinados acessórios têm relação direta com o aumento no consumo de combustível. Isso vale para rodas fora do padrão de seu carro. Os aerofólios também são vilões, pois aumentam o arrasto aerodinâmico e o atrito. Consequentemente, aumentam também os litros de combustível para cada km rodado.
6. Atente-se ao excesso de peso
Exceto em situações indispensáveis, como uma viagem em família, carregar muito peso em seu veículo é um desafio para manter o consumo de combustível. Afinal, quanto maior for o peso, maior será a aceleração para movimentá-lo. Se for possível evitar excessos de peso no dia a dia, certamente haverá uma redução no gasto.
7. Ande com os vidros fechados
Pode parecer absurdo, mas não é. A aerodinâmica é afetada quando o veículo está a mais de 80 km/h, tendo impacto direto no aumento do consumo de combustíveis. Se for possível fechar as janelas em rodovias, o gasto também andará em marcha lenta.
8. Não caia no mito da banguela na hora de pensar em como economizar combustível
Para quem pensa que descer ladeiras com o carro em ponto morto, a famosa banguela, é um ato de economia, está muito enganado. Quanto mais engrenado o carro ficar, menor será o gasto de combustíveis. Isso porque a injeção eletrônica corta automaticamente a passagem do combustível. Evitar a banguela é ainda uma forma de segurança contra prováveis acidentes.
9. Sistemas de injeção eletrônica e ignição
Quando alguma peça não desempenha sua função corretamente devido a algum desgaste, o sistema precisa compensar essa perda, o que acaba comprometendo, entre outros fatores, o consumo. Outro sistema que merece atenção é o de ignição já que as velas sofrem desgaste natural por estarem expostas às condições severas de trabalho no interior do motor.
10. Mantenha a manutenção em dia
A revisão periódica é fundamental para que o sistema se mantenha bem ajustado, em equilíbrio, no melhor consumo estabelecido para o seu veículo. Consulte sempre o manual do proprietário do carro, a maioria dos componentes essenciais para o bom funcionamento dos carros tem a troca prevista no manual.
Se você estiver pensando em trocar de carro, não deixe de conferir o mini guia de como escolher o carro ideal para você e consulte também a relação com os 7 carros mais econômicos para comprar em 2022. Quer saber mais sobre assuntos do mundo automobilístico? Então assine a nossa newsletter!