Pequenas medidas de prevenção proporcionam um efeito muito eficaz quando a intenção é inibir a ação de assaltantes e proteger seu carro.
Apesar de algumas dicas de segurança parecerem evidentes e um pouco batidas, ironicamente, elas costumam ser negligenciadas pelos proprietários de carros.
E é exatamente nessas pequenas negligências que os criminosos encontram suas maiores brechas.
Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas dicas que parecem ser óbvias, mas que devem ser seguidas à risca. Confira:
1) Use o bom senso ao escolher um local para estacionar
Deixar o carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção para impedir os furtos e roubos.
No entanto, quando não houver escolha e for preciso parar o carro na rua, evite ambientes desertos e com pouca ou nenhuma iluminação. Procure sempre estacionar em frente a prédios com vigias e perto de câmeras de segurança.
2) Não cole adesivos que informam sobre sua vida pessoal
Um adesivo que mostra que o proprietário estuda na faculdade mais cara da cidade pode atrair o ladrão. Até mesmo adesivos de profissão podem ser atrativos para pessoas mal intencionadas!
Portanto, esqueça os adesivos. Você não precisa dizer para todo mundo onde trabalha ou estuda.
3) Não deixe documentos no carro
Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados pelos ladrões para acessar sua conta ou planejar um roubo a sua casa.
A carteira de motorista e o registro do carro também não precisam ficar no interior do veículo. Se o carro for levado com os documentos, os criminosos podem ter mais facilidade para vender e usar seu automóvel.
4) Lembre de trancar portas e vidros quando sair do carro
Essa pode parecer a dica mais óbvia da lista, pois se pressupõe que todo mundo faz isso, certo? Errado. Às vezes estamos tão apressados para um compromisso que simplesmente esquecemos de trancar tudo.
Portanto, sempre que estacionar o carro dê uma olhada se está tudo devidamente trancado. Não demora nem 5 minutos.
5) Atenção com os “falsos mecânicos”
O golpe do “falso mecânico” pode acontecer de duas maneiras. A primeira ocorre quando o ladrão faz alguma “gambiarra” no carro para que o dono tenha problemas ao tentar dar a partida. Pouco tempo depois, ele “cai do céu”, apresenta-se como um mecânico e aproveita a situação para roubar o veículo, objetos, dinheiro, etc.
A segunda estratégia é quando o ladrão se aproxima do motorista para informá-lo sobre um suposto defeito e diz que pode ajudá-lo a consertar. Ao encostar o veículo, o criminoso conclui sua ação.
Se na partida o carro enguiçar, tranque-o, coloque o triângulo e procure assistência especializada. E se alguém sinalizar um defeito quando o veículo estiver em movimento, deixe para estacionar em um posto de gasolina, ou em uma base da polícia.
Nunca aceite ofertas de assistências que você não pediu.
6) Instale um Rastreador Veicular
Ter algum tipo de dispositivo de segurança instalado no veículo se tornou algo indispensável hoje em dia. O mais completo, sem dúvida, é o rastreador veicular.
Através do sinal de satélite GPS, esse dispositivo mostra a localização exata do veículo. Além disso, faz o bloqueio do veículo, possui botão de pânico (que é instalado em local discreto e previamente combinado com o motorista), Central de Atendimento 24h, canal 0800 para comunicar roubos ou furtos, equipe altamente treinada de Pronto Atendimento e funções no aplicativo como alerta ignição e cerca.
A segurança que esse tipo de dispositivo de segurança oferece é de peso, sendo o que há de mais moderno e funcional atualmente no mercado de segurança veicular. Para saber como funciona o rastreador veicular << clique aqui !
Gostou desse post?
Então compartilha esse post para que mais pessoas fiquem sabendo dessas dicas simples, porém infalíveis para inibir a ação de assaltantes!