Os aplicativos de transporte individual viraram moda nos últimos anos. No Brasil, Uber e Cabify são as principais empresas a oferecer o serviço. Ambas possuem vantagens e desvantagens, tanto para passageiros quanto para motoristas.
A Uber chegou primeiro. A empresa começou a funcionar no Brasil no final de 2013, com o serviço Black, que disponibiliza carros mais sofisticados. Depois, lançou a categoria Uber X, que abriu a entrada de carros mais populares, com preços mais baixos e taxa mais alta para o motorista. Recentemente, motivada pela chegada da Cabify, a Uber lançou o serviço Select, que fica entre o X e o Black.
A Cabify começou a operar em São Paulo no final de 2015. Agora, já está presente em outras capitais e vem ganhando adeptos, disponibilizando carros mais novos a preços semelhantes ao do Uber X.
Muitos motoristas estão em dúvida sobre qual aplicativo utilizar para conseguir renda extra. Aqueles que já estão na Uber querem saber se vale a pena mudar para a Cabify, e quem está ingressando nesse mercado não sabe com qual das duas empresas operar.
Se você estiver em qualquer um desses grupos, não se preocupe. Neste post, vamos listar as semelhanças e diferenças entre os dois aplicativos para te ajudar a solucionar esse dilema. Vamos lá?
Semelhanças entre Uber e Cabify
Sistema de avaliação
Tanto Uber quanto Cabify adotam o sistema de cotação com estrelas para avaliar tanto motoristas quanto passageiros. Assim que se encerra uma corrida, você deve avaliar o seu passageiro e ele fará o mesmo com você.
Motoristas que possuam nota menor do que 4,6 estrelas são eliminados de ambas as plataformas após um ano de uso.
Esse sistema garante a qualidade no serviço prestado pelos aplicativos, já que faz com que tanto motoristas quanto passageiros precisem adotar uma excelente conduta para obter boas avaliações.
Cartão de Crédito
Um dos grandes diferenciais trazidos pela Uber está também na Cabify: o pagamento debitado automaticamente no cartão de crédito do cliente. Na prática, o passageiro nem precisa estar com sua carteira para utilizar os serviços — e você não tem a necessidade de andar com a máquina de cartões dentro do carro.
Essa era uma demanda antiga de quem andava de táxi, já que poucos motoristas aceitavam cartões de crédito. A praticidade proporcionada pelo serviço fez com que muitos passassem a utilizar apenas os aplicativos para se locomover.
Percentual de cada corrida
Ao se tornar motorista da Uber ou da Cabify, você fica com 75% de cada viagem que fizer. Esse valor é somado automaticamente no seu saldo no aplicativo.
Parece muito, mas lembre-se de que é você quem arca com combustível e manutenção do automóvel. Portanto, para rentabilizar o seu trabalho como motorista é preciso fazer muitas viagens ao longo do dia.
Se você tem um carro que se encaixa nas especificações do Uber Black, o percentual é de 80% sobre cada corrida.
Preço fixo
Ambas as empresas cobram o valor mínimo de R$7 por viagem para o passageiro. Portanto, no caso do Uber X e do Cabify, mesmo que você faça uma viagem pequena, já terá garantido o recebimento de R$5,25.
Uma novidade implementada pela Cabify e copiada pela Uber foi a implantação do preço fixo. Assim que o cliente faz a chamada e inclui o endereço de destino, o aplicativo calcula o valor estimado e já exibe para o cliente. Dessa forma, a viagem é realizada com o preço predefinido.
Se for uma travessia rápida, é o preço fixo é vantajoso também para o motorista. Mas se o caminho estiver engarrafado e você levar mais tempo para deixar o passageiro no destino, vai levar prejuízo.
Sistema de reservas
Outra novidade trazida pela Cabify e adotada pela Uber foi a possibilidade do agendamento de viagens. O passageiro pode programar uma chamada para qualquer horário que desejar, aumentando sua comodidade.
A solicitação ocorre automaticamente para o motorista na hora programada pelo passageiro.
Diferenças entre Uber e Cabify
Tarifa dinâmica
A Uber utiliza o sistema de tarifa dinâmica para fomentar o trabalho dos motoristas em locais de maior demanda. Funciona da seguinte maneira: se há um alto número de passageiros chamando carros em um determinado local, a Uber aumenta o preço da tarifa na região para que mais motoristas se desloquem para lá.
Esse sistema não existe na Cabify, que trabalha com o mesmo valor independentemente da demanda.
Carros aceitos
A Uber aceita carros a partir do ano de 2008 na categoria X. Já para rodar como motorista Cabify, você precisa ter um automóvel 2012.
Como os carros da Cabify são mais novos e, consequentemente, em melhor estado, a Uber lançou a categoria Select, que disponibiliza modelos a partir de 2012, mas que precisam estar dentro de uma lista fechada de veículos aceitos.
Pagamento em dinheiro
O sistema está disponível somente na Uber e traz muitos questionamentos. Os motoristas são obrigados a aceitar pagamentos em dinheiro, o que os leva a carregar troco consigo dentro do carro.
A questão da segurança já foi questionada por muitos motoristas, mas a Uber mantém o serviço.
Treinamento de motoristas
Talvez o grande diferencial da Cabify em relação à Uber é o treinamento dos motoristas. Em ambas as empresas, as exigências legais para dirigir são as mesmas: maior de 21 anos, observação de prestação de serviços na habilitação e seguro contra acidentes pessoais.
Mas para ingressar na Cabify, o motorista passa por uma série de treinamentos, palestras, exames médicos e psicotécnicos antes de começar a dirigir. Na Uber, basta assistir a um vídeo (não obrigatório) disponibilizado no site da empresa.
Conclusão
A Uber chegou antes no mercado e, por isso, possui mais carros rodando e mais usuários cadastrados. Mas muitos motoristas já reclamam da alta concorrência e o número de viagens vem caindo.
Por isso, a Cabify vem se tornando uma opção interessante tanto para motoristas quanto para passageiros. Porém, ainda é pouco conhecida e atua apenas em algumas cidades (Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Santos).
A boa notícia é que o motorista pode compartilhar as duas plataformas. Portanto, o ideal é que você tenha um carro que possa ser aceito por Uber e Cabify, tendo a possibilidade de trabalhar para as duas.
Se você já é motorista e tem alguma outra sugestão ou contribuição, participe deixando seu comentário aqui no post!