Tudo o que você precisa saber sobre a revisão do carro antes de pegar estradas

Dicas

13 jul 2021

Tudo o que você precisa saber sobre a revisão do carro antes de pegar estradas

No dia a dia, qual a sua principal preocupação com o carro? Aposto que abastecer é uma delas, certo? Mas além disso, existem outros cuidados fundamentais para a durabilidade e conservação do seu veículo. É o que chamamos de revisão do carro.

 

Se você pega estrada constantemente, seja a trabalho ou porque mora durante a semana em um lugar e aos finais de semana em outro; ou então porque precisa visitar clientes e familiares, tudo envolve dirigir em rodovias. E isso significa que o famoso check-up é indispensável e deve ser feito regularmente.

 

Fazer revisão do carro envolve planejamento, conhecimento dos itens do seu veículo e claro, previne momentos estressantes como ficar parado no meio da estrada por exemplo. Mas para evitar qualquer contratempo, separamos quais são os 5 principais itens que você deve checar em seu veículo.

 

4 itens para verificar na revisão do carro

 

1 – Pneus e kit estepe

O primeiro cuidado a ser tomado com os pneus é a calibragem, que deve ser feita regularmente a cada 15 dias, dependendo do modelo. Contudo, vale destacar que a pressão indicada no manual em hipótese alguma deve ser desrespeitada.

 

O segundo cuidado é o limite de segurança na banda de rodagem. Isto é, verificar o nível de desgaste da borracha. Se a profundidade for menor que 1,6mm, o seu pneu precisa ser trocado, pois o atrito da borracha com o asfalto fica comprometido. Portanto, para a sua segurança e de todos os passageiros, evite rodar com o pneu careca.

 

O terceiro e último cuidado com o pneu é a calibragem do estepe. Isso mesmo, muitos motoristas acabam esquecendo de manter o estepe calibrado e em momentos de urgência, ficam na mão.

 

Além disso, se você ainda não possui um kit estepe completo, providencie um o quanto antes. Itens como o macaco, chave de roda e triângulo são imprescindíveis e todo condutor deve saber utilizá-los.

 

2 – Óleo do motor

Você sabia que o óleo velho pode fundir o motor? Geralmente as montadoras indicam a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados ou então uma vez ao ano. Entretanto, esse prazo varia de acordo com o modelo do veículo.

 

Verifique mês a mês o nível de óleo e seu prazo de validade. Caso esteja baixo ou vencido, procure o seu mecânico de confiança para realizar a troca.

 

Além disso, atente-se aos vazamentos. Os pequenos detalhes de uma boa revisão do carro proporcionam mais segurança.

 

3 – Sistema Elétrico: luzes, faróis e lanternas

As luzes do carro além de melhorarem a iluminação durante a noite nas estradas, também servem para comunicar outros motoristas da sua ação e evitar acidentes. Como por exemplo, ao pisar no freio, o farol traseiro é aceso e o motorista que vem atrás reduz a velocidade; ao acionar a seta, os demais condutores entendem que você mudará de faixa e entre outras comunicações feitas através das luzes.

 

Deste modo, as luzes, faróis e lanternas são fundamentais para que você seja notado em uma estrada. E por isso, também são itens que devem ser verificados na hora da revisão do carro.

 

4 – Alinhamento e balanceamento das rodas

Sabia que vibrações no volante indicam a necessidade de fazer um alinhamento na suspensão e balanceamento das rodas? Por isso, preste atenção aos sinais como ruídos ao frear ou sair com carro.

 

Quando as rodas estão desalinhadas ou desbalanceadas, o motorista tem menor controle da direção, aumentando as chances de acidentes.

 

Caso você não saiba identificar se as rodas precisam desses ajustes, procure seu mecânico de confiança. Afinal, esses serviços só devem ser feitos em oficinas especializadas. Recomendamos que você realize o alinhamento e balanceamento das todas a cada 10 mil quilômetros rodados.

 

Estar atento aos sinais do seu veículo é uma ótima maneira de prevenir gastos de última hora.

 

5 – Seguro e licenciamento

Ao fechar com um seguro de carro, verifique a questão da cobertura do guincho. Isto é, tem seguro que não tem limite de cobertura, enquanto outros estipulam limites de 300, 400, 500km e por aí vai. A questão é que se você estiver muito longe de casa e precisar do serviço do guincho, a seguradora te cobrará pelos quilômetros fora da cobertura.

 

Por fim, o último ponto imprescindível é o licenciamento. Engana-se quem pensa que revisão do carro se resume apenas na parte técnica interna ou externa. Manter o licenciamento do veículo em dia também evita contratempos, pois muitas estradas possuem radares inteligentes e também as blitz de policiais rodoviários são bem comuns, principalmente em estradas interestaduais.

 

Lembre-se que a revisão do carro tem como principal objetivo preservar o bom desempenho do seu veículo e garantir a segurança do condutor e passageiros.

 

Agora que você sabe tudo sobre o check-up para quem pega estradas, chegou a hora de verificar esses itens do seu carro e procurar sua oficina de confiança.

 

E se você deseja comprar um carro novo, confira nossas 5 dicas para você fechar um negócio em segurança.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro das principais novidades e dicas do mercado automotivo.