Tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH

Dicas Novidades

Tudo sobre a nova CNH
07 mar 2022

Tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH

Você sabia que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) irá passar por uma atualização neste ano? A mudança para o novo formato acontece a partir de junho e tem o objetivo de se aproximar mais do padrão internacional.

Para saber tudo sobre a nova CNH, o que muda e como emitir, preparamos um conteúdo para você! Continue lendo.

 Classificação

O documento, agora, passa a ter uma tabela com a classificação visual dos veículos em 14 pictogramas, ou seja, ícones que simbolizam as imagens dos transportes.

Junto a cada desenho, também estarão definidas as letras que indicam as permissões para dirigir (A, B, C e D). Elas podem aparecer sozinhas, combinadas entre si, caso o condutor tenha mais de uma habilitação, e seguidas pelo número 1.

Imagem Nova CNH
Outra novidade dentro da classificação, para se aproximar mais do padrão europeu, é a identificação D, C e E, que respectivamente significam transporte de passageiros, carga e articulados.

O Contran (Centro Nacional de Trânsito) é o órgão responsável por aprovar essas melhorias na nova CNH.

Identificação do motorista

Sabe a primeira habilitação que a gente recebe quando conclui a auto escola? Ela é, na verdade, uma permissão para dirigir, não é o documento definitivo ainda. Essa diferenciação será indicada pelas letras P (permissão) ou D (definitivo), junto aos dados do condutor.

Isso ajudará a verificar logo de cara se se trata de um motorista recém habilitado ou se já é mais experiente.

Novas cores

Para dificultar a falsificação do documento, a nova CNH também passa por uma atualização nas cores, que predominantemente contará com o verde e amarelo, mas também possuirá gráficos coloridos.

Impressa ou digital?

Desde 2017, a habilitação é emitida com um QR Code, para uso em formato digital. Essa característica se mantém na nova CNH, ficando optativo para o motorista usar a versão física ou não, de acordo com o Contran.

Nome social

Outra mudança importante que a nova CNH traz é a possibilidade de pessoas trans usarem seu nome social, assim como a filiação afetiva.

 Uso internacional

A aproximação da nova CNH ao padrão internacional de documentação se deve ao fato de facilitar o uso do documento em outros países para direção, assim como identificação também.

Para isso, no lugar do estado em que foi emitida a habilitação, apresentará a sigla “BR”. Além disso, a nova CNH terá uma versão em inglês ou francês, para uso nos aeroportos.

Como trocar o documento para a nova CNH?

A troca do documento para a nova CNH não precisará ser feita imediatamente. A atualização será feita de forma gradual, conforme os condutores realizem a renovação das suas habilitações, assim como, a partir de junho, o documento já será impresso em novo formato.

 

Gostou desta dica? Compartilhe com um amigo!

Separamos outros dois conteúdos que você pode se interessar:

Para ficar sempre por dentro de assuntos relacionados e das novidades em nosso blog, siga nosso instagram e facebook.