Grande responsável pela lubrificação e até pela refrigeração do carro, o óleo do motor muitas vezes não recebe a atenção necessária dos motoristas. Não realizar a troca do óleo do carro na periodicidade indicada pode trazer sérios problemas ao seu veículo.
Você sabe quando é a hora certa de trocar o óleo? Se você ainda tem alguma dúvida em relação a esse assunto, confira o post abaixo para não errar na hora de realizar o serviço:
Observe a quilometragem
Geralmente, ao realizar a troca do óleo do carro, um adesivo com a quilometragem da próxima troca é colocado no seu veículo. Não deixe de fazer novamente o serviço na quilometragem especificada. Um óleo “vencido” pode danificar alguns sistemas do seu carro, como o motor e a bateria.
Porém, não é somente o número que importa. Se você não roda muito com o seu carro e demora mais de seis meses para bater a meta da próxima troca, por exemplo, é indicado que não demorar para trocar o óleo. Depois de seis meses o óleo começa a ficar velho e não rende como deveria.
Atente-se à luz do painel
Luzes no painel não acendem à toa! Se acendeu, vá ao seu mecânico ou ao posto em que você costuma realizar a troca do óleo e peça para darem uma olhada. Pode ser algum tipo de vazamento, o óleo pode não estar sendo injetado corretamente, o nível pode estar muito baixo, entre outros. Não ignore o sinal que o carro dá.
Analise a viscosidade do óleo
Pedir para o frentista ou o mecânico para ver se o óleo do motor está dentro dos conformes é importante, haja vista que ele olha se a textura do produto está boa, assim como o seu nível. Se o óleo estiver muito denso ou se o nível estiver abaixo do recomendado, comece a pensar na troca, mesmo que faltem alguns quilômetros a serem rodados.
Troque os filtros sempre que possível
Não é conversa do vendedor: sempre que possível, troque os filtros de ar e de óleo quando você for trocar o óleo do motor. Se a grana estiver curta, troque pelo menos um deles — o de ar, preferencialmente. Na próxima troca, substitua o filtro de óleo.
Entenda o uso de aditivos
Muito comum de ser oferecido, aditivos não precisam ser colocados na troca do óleo do motor. Isso porque os componentes do próprio óleo que será trocado já vêm com o que o seu veículo precisa. Portanto, lembre-se: não são necessários aditivos no óleo do motor, ok?
Conheça o tipo de óleo indicado para o seu carro
Se você chega para trocar o óleo e o prestador do serviço começa a falar um monte de letras e números que são bons para o seu veículo, mantenha a calma. No manual do seu carro estão especificados quais os tipos de óleo indicados. Pode conferir!
Geralmente são utilizados óleos do tipo 15W40 e suas variações. O primeiro número deste tipo de óleo mostra a viscosidade do produto com o motor a frio. O segundo, quando o motor já está quente. Veja no manual do seu veículo qual o indicado para seu motor e não seja passado para trás.
Viu só? São vários fatores a serem analisados para que você não erre na hora de trocar o óleo do carro. Quer ajudar seus amigos que têm dúvidas sobre a troca do óleo do motor? Compartilhe nosso post em suas redes sociais!