Entre tantos fatores que fazem de um automóvel mais potente, atraente e sofisticado, a disposição interna do motor e, consequentemente, suas engrenagens e caixa de câmbio, também podem contribuir para a diferenciação entre os modelos. Porém, é preciso deixar bastante claro que não é este o fator determinante. O designer de uma montadora irá trabalhar de acordo com as orientações recebidas e não vai desenvolver um carro a partir do tipo de motor. O que pode acontecer, e é realidade em muitos casos, é que com um motor na transversal há mais espaço para a distribuição do peso do veículo, o que vai afetar diretamente a relação peso-potência do automóvel. Ou seja, os automóveis menores, de passeio e de menor valor, optam sempre pelo motor na transversal, enquanto que o tipo longitudinal, por ocupar mais espaço, são sempre relacionados a carros maiores e mais potentes.
(Informações do engenheiro da Associação Brasileira de Engenhara Automotiva, Nilton Monteiro.)
Motores Transversais
Os primeiros registros de motor transversal é de 1910, porém somente vinte anos depois esse tipo se tornou popular. No Brasil, o primeiro carro com motor transversal foi o Fiat 147 ano 1976.
A disposição desse tipo de motor nos automóveis é perpendicular ao comprimento do carro. Os cilindros estão dispostos a partir da esquerda e são comumente encontrados em carros com tração dianteira. Nesses casos, o motor fica alojado entre as rodas dianteiras com o câmbio encaixado em uma extremidade. Há também carros que tem o motor no meio e tração traseira. Esse tipo permite mais espaço na cabine do veículo, com o motor atravessado na dianteira e o virabrequim alinhado conectado às rodas.
Motores Longitudinais
No Brasil das décadas de 80 e 90, carros como o VW Gol 1.8 GTS, VW Santana 2.0 GLS e GM Opala Diplomata 4.1S, eram objetos de consumo de muitos brasileiros graças as suas potências indiscutíveis e capôs alongados. Ainda hoje é comum relacionar esse tipo de motor a carros maiores e mais potentes. De fato, atualmente, ele é raramente encontrado nos automóveis de passeio. Os veículos com tração 4×4 e traseira, são os tipos que ainda adotam o motor longitudinal, ou seja, possuem o motor posicionado paralelamente ao comprimento do carro. Sedãs de luxo também, como o Audi A4, que vem com seus propulsores 4 cl em linha com tração dianteira.
Os carros com motor longitudinal têm o motor na frente e tração traseira, sendo encaixado na linha central do carro, com o câmbio na parte de trás e um eixo de transmissão que vai até o eixo traseiro. Essa disposição faz com que os automóveis com esse tipo de motor precisem de engrenagem em 90° para que chegue até as rodas.
FONTE: Revista Auto Esporte