Carros

tipos de faróis
13 jul 2016

Tipos de Faróis

Com a nova lei em vigor desde a última sexta-feira, 08 de julho de 2016, os tipos de luzes utilizadas no trânsito e suas reais necessidades ficaram em evidência. Em primeiro lugar então, vale reforçar que a nova lei (13.290/2016) obriga os motoristas a usarem a luz baixa do veículo nas rodovias e túneis. O descumprimento da lei gera multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.

Mas você sabe diferenciar luz baixa e alta dos faróis convencionais, de milha e neblina? Para facilitar sua vida, vamos esclarecer cada um e te ajudar a dirigir dentro da lei e em segurança!

Tipos de luzes:

Luz baixa: é a mais fraca, que ilumina apenas alguns metros à frente e não interfere na visibilidade dos outros condutores. Esta é a luz obrigatória indicada na nova lei.

Luz diurna ou DRL: como este tipo não está presente em todos os carros, não é citada na nova lei. Porém é aceita e então pode ser utilizada. Algumas montadoras têm modelos com a DRL de fábrica, como é o caso do VW Jetta, Peugeot 208, Fiat 500 e Citroën C3.

Luz de posição ou lanterna: sua função é delimitar a largura do veículo e deixar os outros condutores alertas à sua presença.

Luz alta: essa luz deve ser utilizada para iluminar muitos metros à frente ou para sinalizar algo fora do comum aos outros condutores; usualmente, os motoristas a usam como sinal de alerta.

Tipos de faróis:

Farol convencional: o mais utilizado, presente em todos os veículos.

Faróis de milha: funciona como um auxiliar dos faróis convencionais, por isso fica localizado próximo a eles. Sua luz é mais forte e permite que o motorista enxergue melhor à longa distância. Porém, podem causar desconforto aos outros condutores.

Farol de neblina: como o próprio nome diz, é essencial quando há nevoeiro. Ele ajuda o motorista a enxergar o espaço logo à frente do veículo quando há baixa visibilidade também em caso de temporais, cerração ou nuvens de pó. Os faróis de neblina ficam localizados na parte mais baixa da frente do veículo e são largos e de curto alcance. Quando ligado em dias sem necessidade, prejudicam os outros motoristas.

Fonte: http://goo.gl/lTeOw0

http://goo.gl/LshTZX