Antes de causar um problema maior e até pifar o motor, seu carro te dá pequenos avisos de que algo não vai bem.
Como toda máquina, seu carro está sujeito a apresentar problemas a qualquer momento, gerando muita dor de cabeça e prejuízos. Por mais novo e bem cuidado que seja, todo motorista já precisou ou ainda vai precisar gastar com a manutenção do seu veículo. A boa notícia é que há como economizar nos consertos e reparos. Veja abaixo duas dicas simples de como anteceder uma situação-problema apenas observando com atenção os sinais que seu carro te dá.
Sistema de arrefecimento
Antes que todo o sistema seja danificado, prejudicando a parte de refrigeração do veículo, a água do reservatório pode te avisar que esse problemão está por vir. Fique atento à cor da água. Se ela estiver escura ou em tom de ferrugem, está na hora de fazer a limpeza do sistema em um especialista em radiadores com urgência. Ao realizar a limpeza do sistema e a troca da água, peça para o profissional colocar um aditivo junto com a água que foi trocada. Os aditivos certos, que variam de acordo com a marca, ano e modelo do veículo, evitam a corrosão do sistema de refrigeração como um todo: bomba de água e radiador, por exemplo. O ideal é checar toda semana.
Sistema de filtros
A troca do óleo no tempo correto é essencial, pois com o óleo vencido todo o motor do carro está em risco. Se o motor parar, o prejuízo pode chegar a R$ 5.000 em carros populares, como o Fiat Palio, o VW Gol e o Chevrolet Celta. Já em carros mais pesados, como o Honda Civic, a Chevrolet Captiva e o Toyota Corolla, o conserto pode chegar facilmente aos R$ 9.000. Em ambos os exemplos, foram considerados os motores a gasolina ou do tipo flex. Motores a diesel são significativamente mais caros. Geralmente, troca-se o óleo e os filtros a cada 6 meses ou após 10.000 km percorridos, no caso de óleos sintéticos. Quando se trata do óleo tipo mineral, a troca deve ocorrer a cada 6 meses ou 5.000 km rodados. Entretanto, para garantir que tudo está em perfeita ordem, observe o nível e a cor do óleo a cada 500 km. Se ele apresentar a textura parecida com graxa ou estiver com a tonalidade escura, realize a troca imediatamente.
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