Você sabe o que significam as diferentes siglas e denominações dos carros brasileiros?
Cada montadora tem seu padrão de siglas para designar os diferentes modelos de carros lançados. Como todas são de origem estrangeira, as siglas e extensões nominais não são em português, o que pode confundir ainda mais no momento da decisão de compra. Isso porque, são essas letras e/ou nomes que definem a versão daquele carro.
Desvende abaixo os significados das principais marcas presentes no Brasil.
CHEVROLET
Joy: alegria, em português. Para os carros da marca, Joy é usado em versões mais básicas do Ônix e Prisma.
Advantage: geralmente é utilizado para denominar modelos de entrada da minivan Spin e da caminhonete S10.
LS: sigla para Luxury Standard, ou seja, padrão de luxo. É bastante comum nos carros mais novos da montadora.
LT: Luxury Touring. Versão acima da LS para alguns modelos, enquanto que para outros denomina a versão de entrada.
LTZ: o mesmo Luxury Touring com o acréscimo da letra Z é utilizada para denominar os carros top de linha, como Ônix, Agile e Prisma.
RS: Rally Sport. Mais comum de se ver no mercado norte americano, onde é utilizada em carros esportivos.
SS: Super Sport. Sigla utilizada nas versões top de linha dos modelos esportivos.
FIAT
Attractive: a palavra em inglês é traduzida como atraente. A Fiat usa essa denominação para se referir aos seus modelos de entrada.
Essence: essência, em português. Os carros que aparecem com esse segundo nome são as versões intermediárias da marca.
Sporting: são os esportivos e/ou top de linha de alguns modelos.
Way/Adventure: way = caminho; adventure = aventura. Os nomes já entregam! São os carros com acessórios e apelos off-road.
T-Jet: são alguns modelos com motor turbo.
FORD
S, SE e SEL: a montadora americana nunca divulgou o significado das letras e siglas que acompanham alguns de seus carros. No Novo Ka, por exemplo, as siglas denominam o seguinte: S para a versão de entrada do motor 1.0; SE versão intermediária e SEL é o top de linha.
XLS: Extra Luxe Special. Sigla utilizada nas versões de entrada da caminhote Ranger.
XLT: Extra Luxe Total, acompanha os modelos top de linha da marca.
ST: Sports Technology. Versões esportivas de alguns carros da Ford.
RS: Rallye Sport somente encontrada nos carros de competições da marca. Atualmente, é utilizada também para as versões esportivas que contam com mais opcionais que os modelos ST.
Limited: versões especiais limitadas, lançadas ocasionalmente pela Ford.
Titanium: para o Ford Fiesta, por exemplo, essa versão é a top de linha do modelo.
HONDA
DX: De Luxe. Por mais que seu significado seja, “de luxo” essa sigla se refere as versões de entrada dos carros da marca.
LX: Luxury = luxo, são as versões intermediárias.
EX: Executive. São as versões que estão acima da LX, com alguns opcionais a mais.
EXL: Electronic Extra Luxe. O extra luxo da Honda para os modelos HR-V e Fit.
LXS: utilizado somente no New Civic, é a versão de entrada.
LXL: versão intermediária, com opcionais a mais para o New Civic.
SI: top de linha para o New Civic.
TOYOTA
A Toyota trabalha de maneira diferente das outras marcas e mantém siglas específicas para praticamente cada um de seus modelos.
Etios: X versão de entrada; XS intermediária; XLS com opcionais de fábrica a mais e Platinum para a versão top de linha.
Corolla: GLi é a versão de entrada; XEi intermediária; Altis top de linha.
Hilux e SW4: SR são as versões de entrada; SRV (ou SR5) intermediárias; SRX top de linha.
VOLKSWAGEN
Trendline: sem tradução específica, caracteriza os carros da marca em suas versões de entrada.
Comfortline: linha conforto, em português, diz respeito às versões intermediárias.
Highline: linha superior, como o próprio nome já diz, se refere às versões top de linha.
Sportline: linha esportiva.
As siglas GTI (Gran Turismo Injection), GTD (Gran Turismo Diesel) e GTE (Gran Turismo Electric) são para as versões dos modelos da marca que têm motores mais potentes e opcionais especiais.
Fonte: Quatro Rodas