Devido ao seu alto custo, comprar um veículo por meio de um financiamento é uma prática comum entre os brasileiros. Afinal, o parcelamento é algo que permite a realização do sonho da aquisição de um carro para as pessoas que não conseguem juntar todo o valor para a compra.
No entanto, existem alguns inconvenientes possíveis de ocorrer ao longo do pagamento das parcelas, como desemprego, problemas de saúde e outras questões que podem impedir que os compromissos sejam cumpridos. Para evitar que os problemas financeiros se acumulem com outros que possam aparecer, existe o seguro prestamista, ou seguro de proteção financeira.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda como o seguro prestamista pode ajudar você no futuro!
Como funciona o seguro prestamista?
Diferentemente dos seguros que oferecem cobertura contra acidentes, furtos, roubos e outros tipos de problema com a integridade do automóvel, moto ou caminhão, o de proteção financeira cobre o pagamento de parcelas impossíveis de serem pagas pelo contratante em casos previstos em contrato.
Isso inclui a perda de um emprego, problema grave de saúde ou até a morte do segurado, impedindo que a família tenha que arcar com os custos dessas prestações.
Vale ressaltar que algumas financeiras incorporam esse tipo de seguro ao financiamento, deixando isso de forma clara no contrato.
De que forma é feita a contratação?
Normalmente, a contratação desse tipo de seguro é feita no momento da assinatura do contrato de financiamento ou como parte do pacote de outros seguros.
Isso dependerá da concessionária e da corretora em que você está adquirindo o seu veículo. Cada um desses estabelecimentos possui as suas próprias práticas em particular, e as condições e valores são informados nessa oportunidade. Algumas exigem um prazo de carência, outras chegam a encerrar por completo o contrato em caso de invalidez, entre outros casos.
A maioria das empresas que prestam esse tipo de seguro oferece a cobertura restrita ao desemprego involuntário. As duas maiores financiadoras de veículos no Brasil trabalham com esse tipo de produto em seu pacote e nessas condições.
Quais são as vantagens em ter um seguro desse tipo?
As principais vantagens em contratar um seguro de veículo financiado são:
- em caso de desemprego involuntário e outros inconvenientes que impedem que o proprietário tenha o dinheiro para o pagamento das parcelas, o veículo não é apreendido em função da inadimplência.
- se a situação for de falecimento do proprietário, a família fica livre de ter que arcar com esse tipo de dívida e permanece com o veículo em sua posse.
A contratação do seguro é obrigatória?
Muitas pessoas pensam que, ao adquirir um veículo novo ou usado, a contratação de seguros particulares é uma condição obrigatória para que o veículo possa trafegar pelas ruas.
Contudo, o único seguro obrigatório é o DPVAT, que é pago para a receita estadual. Nenhum outro tipo de seguro — seja prestamista ou particular — é de contratação obrigatória. A adesão a essas proteções é uma opção do contratante.
Apesar da não obrigação de contratação, é fundamental proteger seus bens e a tranquilidade de sua família. Portanto, o ideal é que você tenha previsto em seu orçamento a contratação do seguro de veículo financiado.
Gostou das nossas dicas de hoje? Quer receber outros conteúdos valiosos como esse? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do blog!