Você comprou um carro, mas ainda não pensou na possibilidade e numa maneira de fazer o seguro para ele? Com muitas ofertas no mercado, ter a parceria dos serviços de uma seguradora pode te dar segurança e tranquilidade em casos de furtos, roubos, acidentes e sinistros com você ou que envolvam outras pessoas.
Confira neste post 5 motivos que você deve considerar ao escolher uma seguradora de veículo:
Compare as seguradoras
Pensando em confiança, qualidade e custo-benefício, compare o histórico, os serviços, as vantagens e a confiabilidade das diferentes seguradoras disponíveis. Você pode procurar auxílio por meio de órgãos que regulam as relações de consumo, em fóruns de discussões e nas redes sociais. Assim, é possível analisar o trabalho feito por cada uma delas.
Pesquise de forma bastante criteriosa para que você acerte na escolha da seguradora que atenda às suas necessidades e procure conhecer os termos técnicos adotados neste setor para se informar.
Pesquise as restrições na cobertura
Algumas seguradoras impõem restrições para realizar determinadas coberturas do seu veículo. Por meio de cláusulas de exceções e excepcionalidades, relacionadas a fenômenos naturais, como queda de árvores, granizo e enchentes, por exemplo, essas coberturas podem ficar de fora. Encontre um meio termo com seu corretor para que alguns itens cobertos possam entrar ou sair da cobertura de acordo com o seu perfil de condutor.
Considerando esses aspectos, é importante ter atenção na leitura do contrato para que não fiquem dúvidas sobre as proteções e garantias adquiridas com a contratação.
Saiba o valor da franquia em cada seguradora de veículo
Um dos pontos a se considerar no momento da contratação do seguro diz respeito ao valor da franquia. Ela aparece na apólice e indicará o valor máximo que o segurado pagará no conserto após um acidente. Quando o valor da franquia é alto, o reembolso do valor pago pode ser menor, de modo que pode não compensar o acionamento da seguradora.
Busque recompensas
Além da flexibilidade na negociação da cobertura, ainda há recompensas para os motoristas que possuem um bom comportamento no trânsito. Dependendo do histórico de acidentes de trânsito do condutor, o seguro pode sair mais barato ou mais caro.
Caso o segurado tenha um bom comportamento, ele pode ganhar um bônus na renovação no ano seguinte, extensivo à portabilidade do benefício caso opte por trocar de seguradora. Outro ponto diz respeito aos descontos que determinadas companhias oferecem caso a franquia não seja utilizada.
Encontre um corretor confiável
O corretor será o responsável por oferecer os planos que se encaixam melhor no seu perfil e no perfil do seu automóvel. Durante a conversa, verifique o empenho do profissional em lhe oferecer um serviço que seja coerente com suas expectativas, mostre segurança nas informações repassadas, tenha preços competitivos e demonstre disponibilidade para resolver seus problemas.
Todos os corretores precisam passar por um curso e serem habilitados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para atuar, então verifique se ele é um profissional certificado.
Gostou dessas dicas para escolher uma seguradora de veículo? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a outras pessoas que também possam ter dúvidas a fazerem a escolha certa!