O número de carros convocados para conserto pelas montadoras subiu em 2017.
Cresceu, nos últimos cinco anos, o número de produtos que foram reclamados pelas empresas devido a defeitos de fábrica que podem causar danos e/ou provocar acidentes nos seus consumidores. E em 2017, esse número bateu o recorde. Foram um total de 139 chamados de empresas de segmentos variados (produtos e serviços), envolvendo mais de 2 milhões e meio de clientes. Esse procedimento é direito do cidadão, com base no Código de Defesa do Consumidor. Ele garante ao consumidor que ele terá seu produto ou bem reparado sem a cobrança de nenhuma ônus e sem data limite para ser realizado.
No segmento de automóveis, o conhecido Recall, acontece a qualquer momento a partir de quando a montadora do modelo que está nas ruas identifica um problema, falha mecânica, ausência de peça ou até mesmo itens de fabricação que podem colocar em risco a saúde e segurança do motorista e passageiros. Em alguns casos, por exemplo, há riscos inclusive de acidentes que podem levar a morte do ocupante. Em 2016 o número de Recalls havia diminuído, mas voltou a subir em 2017: foram ao todo 1.853.984 chamados, segundo dados do Procon em pesquisa realizada a pedido do site Autoesporte.
Geralmente as montadoras emitem um aviso oficial e enviam aos meios de comunicação e para as suas concessionárias. Nesses ofícios se encontram os números de série de fabricação e dos chassis dos modelos convocados para a reparação. Os donos dos carros em questão devem se dirigir à concessionária da marca e lá o defeito será corrigido. Ou pelo menos assim deveria. Há casos registrados de consumidores insatisfeitos e preocupados, pois mesmo com o risco eminente, a concessionária demora a solucionar o problema deixando o consumidor vulnerável. Por isso é de extrema importância que o consumidor reporte ao Procon caso tenha alguma dificuldade em solucionar o seu problema. É lei e direito do cidadão, além de ser a sua segurança e saúde, muitas vezes, em risco.
Veja abaixo a lista das montadoras que mais fizeram Recall em 2017:
- TOYOTA, 288 unidades
- FIAT, 413.424 unidades
- NISSAN, 155 unidades
- CHEVROLET, 022 unidades
- JEEP, 759 unidades
Informações importantes
Caso seu carro (ou outro produto) tenha sido chamado ao fabricante para reparo anos atrás e você não tenha ido, ainda é permitido se dirigir a loja autorizada e solicitar atendimento. Isso porque, como mencionado acima, não existe prazo de validade quando se trata de Recall da fábrica.
Outro detalhe importante, é que não poderá ser exigido de você, consumidor, no caso dos automóveis, revisões periódicas realizadas.
Os carros seminovos também têm direito a serem reparados.
Fontes:
Globo Play
Auto Esporte