Carros

26 fev 2018

Recall Crescente

O número de carros convocados para conserto pelas montadoras subiu em 2017.

Cresceu, nos últimos cinco anos, o número de produtos que foram reclamados pelas empresas devido a defeitos de fábrica que podem causar danos e/ou provocar acidentes nos seus consumidores. E em 2017, esse número bateu o recorde. Foram um total de 139 chamados de empresas de segmentos variados (produtos e serviços), envolvendo mais de 2 milhões e meio de clientes. Esse procedimento é direito do cidadão, com base no Código de Defesa do Consumidor. Ele garante ao consumidor que ele terá seu produto ou bem reparado sem a cobrança de nenhuma ônus e sem data limite para ser realizado.

No segmento de automóveis, o conhecido Recall, acontece a qualquer momento a partir de quando a montadora do modelo que está nas ruas identifica um problema, falha mecânica, ausência de peça ou até mesmo itens de fabricação que podem colocar em risco a saúde e segurança do motorista e  passageiros. Em alguns casos, por exemplo, há riscos inclusive de acidentes que podem levar a morte do ocupante. Em 2016 o número de Recalls havia diminuído, mas voltou a subir em 2017: foram ao todo 1.853.984 chamados, segundo dados do Procon em pesquisa realizada a pedido do site Autoesporte.

Geralmente as montadoras emitem um aviso oficial e enviam aos meios de comunicação e para as suas concessionárias. Nesses ofícios se encontram os números de série de fabricação e dos chassis dos modelos convocados para a reparação. Os donos dos carros em questão devem se dirigir à concessionária da marca e lá o defeito será corrigido. Ou pelo menos assim deveria. Há casos registrados de consumidores insatisfeitos e preocupados, pois mesmo com o risco eminente, a concessionária demora a solucionar o problema deixando o consumidor vulnerável. Por isso é de extrema importância que o consumidor reporte ao Procon caso tenha alguma dificuldade em solucionar o seu problema. É lei e direito do cidadão, além de ser a sua segurança e saúde, muitas vezes, em risco.

Veja abaixo a lista das montadoras que mais fizeram Recall em 2017:

  1. TOYOTA, 288 unidades
  2. FIAT, 413.424 unidades
  3. NISSAN, 155 unidades
  4. CHEVROLET, 022 unidades
  5. JEEP, 759 unidades

Informações importantes

Caso seu carro (ou outro produto) tenha sido chamado ao fabricante para reparo anos atrás e você não tenha ido, ainda é permitido se dirigir a loja autorizada e solicitar atendimento. Isso porque, como mencionado acima, não existe prazo de validade quando se trata de Recall da fábrica.

Outro detalhe importante, é que não poderá ser exigido de você, consumidor, no caso dos automóveis, revisões periódicas realizadas.

Os carros seminovos também têm direito a serem reparados.

Fontes:
Globo Play
Auto Esporte