Cada motorista tem um jeito de dirigir seu automóvel. No entanto, há alguns hábitos, que embora sejam populares, causam danos nos carros. Talvez, você nem saiba que aquele velho costume pode prejudicar a vida útil do seu veículo.
Para que você não cometa esses erros, preparamos uma lista com alguns maus costumes que danificam o seu automóvel.
Quer conhecer cada um deles? Acompanhe com a atenção a leitura do nosso post!
1. Deixar o carro na reserva
Se você tem o costume de andar com o carro na reserva, saiba que isso deixa a bomba de combustível super aquecida e faz com que ela queime.
A bomba fica dentro do tanque de combustível. Se ela aquece demais, o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro dela não é retirado.
Com isso, a troca de calor não ocorre e o super aquecimento pela falta de combustível faz com que a vida útil da bomba diminua.
2. Passar em valetas ou lombadas na diagonal
Este é um hábito que muitas pessoas têm. No entanto, passar em valetas ou lombadas na diagonal causa torção na carroceria dos carros.
Estas torções rompem os pontos de solda dos veículos e geram barulhos e estalos. As torções também prejudicam os acabamentos internos dos carros, que acabam se rangendo.
Quem desvia de quebra molas também não sabe o quanto é perigoso. O melhor a se fazer é reduzir a velocidade e passar por cima das lombadas.
Os carros que são confortáveis não costumam apresentar de cara os defeitos provocados pelas lombadas. Amortecedores, terminais de direção, pivôs e molas sentem cada vez que você passa na valeta pela diagonal ou no quebra-molas, causando danos futuros.
3. Encostar as rodas no meio fio
Quando você encosta as rodas do carro no meio fio da calçada, ocorre um dano no rolamento. Esse costume prejudica o veículo e trava as rodas.
4. Girar o volante com o veículo parado
O condutor que possui carro com direção hidráulica precisa evitar o hábito de girar o volante com seu automóvel parado para endireitar as rodas. O costume danifica os retentores e provoca vazamentos de óleo hidráulico.
Ao invés de ter esse mau costume, prefira girar o volante do veículo em movimento. Dessa maneira, você estará cuidando da vida útil do seu carro.
5. Passar em áreas com alagamentos
É comum em muitas cidades maiores ocorrerem alagamentos no período das chuvas. Não passe com seu auto nessas áreas.
Além de diminuir a vida útil dos esticadores de correia do seu veículo, você também prejudica os rolamentos, principalmente se o automóvel for mais antigo. A água penetra dentro do rolamento e com o passar do tempo pode enferrujá-lo e gerar ruídos.
Fique longe de ruas e locais alagados, o sistema elétrico do carro também agradece!
6. Descer ladeiras desengrenado
Se você tiver que descer uma ladeira ou serra, não faça isso desengrenado. Os motoristas que costumam descer sem engrenar não sabem que este ato superaquece os freios e desgasta as pastilhas.
Além disso, descer ladeiras desengrenado empena os discos de freio se eles tiverem contato com a água. Por outro lado, se o câmbio estiver engatado, você economiza combustível e faz o percurso com segurança.
7. Usar óleo vencido prejudica os carros
Alguns motoristas esquecem de trocar o óleo quando vence. No entanto, andar com o óleo vencido prejudica o motor do automóvel, diminuindo sua vida útil.
Também é comum ver motoristas que alegam que deixaram passar apenas 1000 km do previsto para a troca. Acontece que o estrago no motor é grande. É só você imaginar o “coração” do seu veículo girar 3 mil rotações por minuto com o óleo vencido. Já pensou o prejuízo?
Agora que você já sabe que esses hábitos populares prejudicam os carros, terá mais cuidado com seu veículo, não é mesmo? Evitando esses costumes, seu automóvel terá uma longa vida!
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário em nosso post!