Saiba mais sobre esse tipo de pneu e se vale a pena optar por ele. O termo é em inglês, mas o tipo de pneu que corre vazio (traduzindo para o português), Run Flat, é possível de ser encontrado também no Brasil e utilizado nos modelos de carros nacionais. Fizemos uma lista das principais características desse tipo para você saber o que o diferencia do convencional. Confira:
RUN FLAT
FACILIDADES:
- Em caso de dano ao pneu e eventual esvaziamento do seu ar, esse tipo de pneu pode rodar até 80 km numa velocidade média de 80 km/h antes de precisar ser substituído.
- Possui paredes laterais reforçadas que suportam o peso do carro mesmo que o pneu tenha esvaziado completamente.
- Carros que saem de fábrica com esse tipo de pneu, têm diminuição considerável em seu peso, pois os mesmos dispensam o estepe. Sendo assim, tendem a serem mais econômicos.
É BOM SABER QUE:
- Traz diminuição no conforto, fazendo com que os passageiros do carro sofram mais com as variações do asfalto e outros tipos de estradas. Além disso, um carro com pneus run flat tem mais ruídos.
- É mais caro que o pneu convencional, podendo chegar a custar 40% a mais.
- Se o seu carro não saiu de fábrica com pneus run flat, antes de trocar os seus convencionais por eles, é preciso fazer mudanças na suspensão do seu veículo.
- Carros com estrutura para pneus convencionais que não são preparados adequadamente para receber os do tipo run flat terão a sua dirigibilidade prejudicada, além da diminuição na estabilidade.
Quer saber mais sobre os tipos de pneus e qual o mais adequado para o seu carro? Leia nossa matéria especial aqui.