Saiba mais sobre as principais peças do motor do carro

Carros

peças do motor do carro
04 nov 2016

Saiba mais sobre as principais peças do motor do carro

Todos os dias você liga o seu carro, dirige da sua casa ao trabalho, leva e busca os filhos na escola, sai para passear e faz tantas outras atividades com o seu automóvel. Mas você sabe, afinal, como ele funciona? Quais são as principais peças do motor do carro e a função de cada uma? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Cilindros

São as peças cilíndricas que contêm o pistão em seu interior. O espaço dentro desse cilindro, a parte de cima do pistão e o cabeçote, formam a câmara de combustão, que é onde ocorre a combustão dos motores.

Os cilindros têm um volume máximo, que é atingido quando o pistão está no ponto morto inferior (PMI), e um volume mínimo, que representa a máxima compressão do ar e combustível, e é alcançado quando o cilindro está no ponto morto superior (PMS).

O volume do cilindro indica qual a cilindrada de cada cilindro, sendo que a soma delas forma a cilindrada total do motor. Quanto mais cilindradas, maior potência para o carro.

Pistão (ou êmbolo)

É uma peça cilíndrica fechada na parte de cima e aberta na parte de baixo, que se adapta ao tamanho do cilindro, funcionando em seu interior. É uma das principais peças do motor do carro, com função de comprimir a mistura de ar e combustível para ser queimada na combustão.

Anéis de Vedação

São anéis que ficam em volta dos pistões para vedar a câmara de combustão e impedir a entrada de óleo proveniente do cárter e também que a mistura vaze da câmara para o cárter. Quando os anéis estão inadequados, o óleo entra na combustão, deixando a fumaça que sai do escapamento mais escura.

Cabeçote

É a “tampa” do motor, fechando a parte de cima dos cilindros. É no cabeçote que ficam as velas e válvulas de admissão e escape.

Biela

É a haste que liga o pistão ao virabrequim, transmitindo o movimento retilíneo dos pistões para o virabrequim.

Virabrequim

Também conhecido como árvore de manivelas, é quem faz com que os pistões se movimentem do PMI para o PMS. Ele transforma o movimento retilíneo alternado dos pistões em rotação para o eixo, fazendo com que as rodas se movimentem.

Válvulas

Existem dois tipos de válvula: as de admissão e de escape. Elas devem abrir no momento exato para permitir a entrada de ar e combustível e a saída de gases da combustão.

  • Admissão: permite a entrada da mistura ar e combustível para o interior do cilindro, enquanto o pistão se desloca do PMS para o PMI;
  • Escape: após a combustão, é aberta e permite a saída dos gases queimados enquanto o pistão se move do PMI para o PMS.

Vela de ignição

É a responsável por provocar a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros. A faísca deve acontecer no momento exato em que o pistão estiver no PMS, comprimindo ao máximo a mistura.

Não são necessárias nos motores Diesel. Nesse tipo de motor, a combustão ocorre espontaneamente com a energia liberada da compressão de ar e combustível.

Carter

O atrito entre as partes móveis do motor provoca o desgaste das peças do motor do carro, para isso é utilizado óleo lubrificante. Quando o motor está ligado, o óleo é distribuído para as outras partes. Quando se desliga o motor, todo o óleo retorna ao cárter, onde fica armazenado e é esfriado.

Protetor de cárter

Muitas vezes, ao passar em uma lombada ou buraco grande, “raspando” embaixo do carro, é o cárter quem sofre o impacto, pois fica embaixo do motor. Se essa peça furar e começar a vazar óleo, o prejuízo será grande. Por isso, é importante utilizar o protetor de cárter, uma chapa metálica posicionada embaixo do cárter para que ele não sofra impactos.

Radiador

Faz parte do sistema de arrefecimento, ajudando a esfriar o motor. A água do radiador passa por algumas partes do motor e absorve seu calor. Em seguida, a água quente passa pelo radiador para se esfriar e voltar a passar pelo motor.

Você já conhecia todas essas peças do motor do carro e suas funções? Deixe seu comentário no post!

 

PostEncontreSeuCarroblog

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.