Todos os dias você liga o seu carro, dirige da sua casa ao trabalho, leva e busca os filhos na escola, sai para passear e faz tantas outras atividades com o seu automóvel. Mas você sabe, afinal, como ele funciona? Quais são as principais peças do motor do carro e a função de cada uma? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Cilindros
São as peças cilíndricas que contêm o pistão em seu interior. O espaço dentro desse cilindro, a parte de cima do pistão e o cabeçote, formam a câmara de combustão, que é onde ocorre a combustão dos motores.
Os cilindros têm um volume máximo, que é atingido quando o pistão está no ponto morto inferior (PMI), e um volume mínimo, que representa a máxima compressão do ar e combustível, e é alcançado quando o cilindro está no ponto morto superior (PMS).
O volume do cilindro indica qual a cilindrada de cada cilindro, sendo que a soma delas forma a cilindrada total do motor. Quanto mais cilindradas, maior potência para o carro.
Pistão (ou êmbolo)
É uma peça cilíndrica fechada na parte de cima e aberta na parte de baixo, que se adapta ao tamanho do cilindro, funcionando em seu interior. É uma das principais peças do motor do carro, com função de comprimir a mistura de ar e combustível para ser queimada na combustão.
Anéis de Vedação
São anéis que ficam em volta dos pistões para vedar a câmara de combustão e impedir a entrada de óleo proveniente do cárter e também que a mistura vaze da câmara para o cárter. Quando os anéis estão inadequados, o óleo entra na combustão, deixando a fumaça que sai do escapamento mais escura.
Cabeçote
É a “tampa” do motor, fechando a parte de cima dos cilindros. É no cabeçote que ficam as velas e válvulas de admissão e escape.
Biela
É a haste que liga o pistão ao virabrequim, transmitindo o movimento retilíneo dos pistões para o virabrequim.
Virabrequim
Também conhecido como árvore de manivelas, é quem faz com que os pistões se movimentem do PMI para o PMS. Ele transforma o movimento retilíneo alternado dos pistões em rotação para o eixo, fazendo com que as rodas se movimentem.
Válvulas
Existem dois tipos de válvula: as de admissão e de escape. Elas devem abrir no momento exato para permitir a entrada de ar e combustível e a saída de gases da combustão.
- Admissão: permite a entrada da mistura ar e combustível para o interior do cilindro, enquanto o pistão se desloca do PMS para o PMI;
- Escape: após a combustão, é aberta e permite a saída dos gases queimados enquanto o pistão se move do PMI para o PMS.
Vela de ignição
É a responsável por provocar a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros. A faísca deve acontecer no momento exato em que o pistão estiver no PMS, comprimindo ao máximo a mistura.
Não são necessárias nos motores Diesel. Nesse tipo de motor, a combustão ocorre espontaneamente com a energia liberada da compressão de ar e combustível.
Carter
O atrito entre as partes móveis do motor provoca o desgaste das peças do motor do carro, para isso é utilizado óleo lubrificante. Quando o motor está ligado, o óleo é distribuído para as outras partes. Quando se desliga o motor, todo o óleo retorna ao cárter, onde fica armazenado e é esfriado.
Protetor de cárter
Muitas vezes, ao passar em uma lombada ou buraco grande, “raspando” embaixo do carro, é o cárter quem sofre o impacto, pois fica embaixo do motor. Se essa peça furar e começar a vazar óleo, o prejuízo será grande. Por isso, é importante utilizar o protetor de cárter, uma chapa metálica posicionada embaixo do cárter para que ele não sofra impactos.
Radiador
Faz parte do sistema de arrefecimento, ajudando a esfriar o motor. A água do radiador passa por algumas partes do motor e absorve seu calor. Em seguida, a água quente passa pelo radiador para se esfriar e voltar a passar pelo motor.
Você já conhecia todas essas peças do motor do carro e suas funções? Deixe seu comentário no post!