Mesmo os motoristas mais inexperientes e mais desatentos sabem identificar quando elas dão problema. Itens de segurança essenciais nos carros, as pastilhas de freio gritam (quase que literalmente) quando chega a hora da sua aposentadoria. Porém o barulho é o menor dos problemas. Quando a vida útil das pastilhas chega ao fim a sua segurança é colocada em risco, já que são elas que garantem a eficácia dos freios. Para evitar essa situação, o recomendado é que seja feita a manutenção preventiva do veículo a cada 10 mil km para verificar os itens de desgaste do carro.
CURIOSIDADES
O que causa o barulho?
Primeiro sinal: quando começa a ficar gasta, a pastilha como que assobia. Se passar desse ponto ela vai fazer aquele barulho estridente, o que significa que perdeu a aderência ao disco de freio e agora ferro com ferro estão em atrito. Mas existe outra situação que faz o mesmo barulho: a qualidade das pastilhas. Algumas marcas não aderem bem ao disco e se isso ocorrer a única solução é trocá-las por outra marca.
Todos os carros têm pastilha de freio?
Sim! Porém os modelos antigos e também os mais novos populares só têm o conjunto de pastilha + disco na parte dianteira. Na traseira, são compostos por lona e tambor. São os casos: VW Gol, Fiat Palio, Chevrolet Celta e Ford Fiesta.