As melhores práticas para otimizar a vida útil do seu veículo novo

Carros

Veículo Novo
18 jul 2016

As melhores práticas para otimizar a vida útil do seu veículo novo

Comprar um veículo novo é um prazer imensurável. E mantê-lo em plenas condições ajuda a prolongar esse sentimento. Mas para que isso aconteça plenamente é preciso tomar alguns cuidados para otimizar a vida útil do seu carro, independentemente de ele ser novo ou seminovo.

Tenha boas práticas na direção

A primeira dica é ficar atento na maneira de conduzir o veículo. Ficar muito tempo com o pé na embreagem, como em um semáforo, por exemplo, pode diminuir o tempo útil das peças. Girar o volante com o carro parado também é desaconselhável, pois ocasiona uma sobrecarga do sistema de direção.

Evite vias alagadas, pois pode danificar os rolamentos e os esticadores de correia. Trocar as marchas na hora certa também é uma boa dica para evitar o desgaste do motor.

Fique atento ao combustível

Abasteça o carro com combustíveis de postos de confiança, preferencialmente gasolina aditivada. Evite também deixar o ponteiro chegar na reserva, pois essa atitude pode afetar a bomba de combustível por superaquecimento.

Troque os óleos no momento certo

Engana-se quem pensa que o único óleo a ser trocado constantemente é o de motor. Fique alerta quanto ao de câmbio também. Ambos necessitam de verificação rotineira.

Nos câmbios automáticos, por exemplo, as trocas acontecem em uma média de 30 mil quilômetros rodados. Caso ocorra um problema por falta de manutenção a simples abertura pode render gastos acima de R$ 5 mil.

Em relação ao óleo de motor, saiba que é o ponto de grande importância na conservação do seu carro em termos de funcionalidade. O prazo varia de carro para carro e sempre está descrito nos adesivos fornecidos na última troca.

Mantenha os pneus do seu veículo novo sempre calibrados

A calibragem deve ser uma rotina e saber quantas libras vão em cada pneu do seu carro novo é fundamental — essa informação está contida no manual. A verificação uma vez por semana já ajuda a evitar desgastes desnecessários em seus pneus, evitando gastos extras em razão de possíveis trocas.

A sua segurança também agradece, tendo em vista que pneus mal calibrados podem desestabilizar os carros em curvas ou em pistas molhadas. Fazer o balanceamento e alinhamento rotineiro são boas práticas para manter os pneus sempre novos.

Não se esqueça de trocar os filtros

A troca deve ser realizada dentro dos prazos estipulados pelas montadoras. Verifique sempre a situação dos filtros de ar, óleo e combustível, que evitam a entrada de impurezas em seu motor. Mesmo variando de acordo om os modelos, a média da troca de filtros, em geral, é de 10 mil quilômetros rodados. Se tiver dúvidas, consulte o manual do veículo.

Esteja atento ao radiador 

Observe se o nível de água ou aditivo para radiador está correto. Quando for necessário, faça a troca do fluido de arrefecimento. Toda a água do sistema também deve ser reposta nas revisões para ajudar na vida útil das peças do seu carro novo.

Gostou das nossas dicas de como otimizar a vida útil do seu veículo novo? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas!

PostEncontreSeuCarroblog