O mistério acabou. A Volkswagen revelou em um evento para a imprensa mundial o visual do novo Polo. O hatch é aguardado com muita expectativa no mercado nacional, já que voltará a ser vendido no Brasil no segundo semestre deste ano com fabricação em São Bernardo do Campo (SP). A montadora ainda não fala em preços para esse carro, mas garante que ele ficará posicionado entre o Fox e o Golf. As vendas devem começar pouco depois do Salão de Frankfurt, que acontece em outubro.
Atualmente, o Fox tem versões entre R$ 46.890 e R$ 64.490, enquanto o Golf varia de R$ 78.130 a R$ 132.250. Recentemente, porém, a Volkswagen afirmou que irá fazer mudanças nas versões de seus carros no Brasil, eliminando algumas delas. Portanto, a gama de opções desses dois modelos pode ser alterada até a chegada do Polo. Na Alemanha, ele parte de 12.975 euros (cerca de R$ 50 mil, sem impostos).
A repaginada no visual foi claramente inspirada em outros modelos, como o Golf reestilizado (que começará a ser vendido no país também no segundo semestre) e no Arteon, cupê que substitui o CC em outros mercados. Já a lanterna traseira remete à do Gol atual. “Este Volkswagen pode imediatamente representar o original de sua classe, mas também uma geração completamente nova. Um Polo com design expressivo que torna o compacto mais esportivo, clean e único dentro da gama da Marca. Este é um carro que se encaixa perfeitamente aos nossos tempos, visualmente e tecnologicamente”, afirma Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.
O interior chama atenção pelo painel com acabamento na cor da carroceria, mas o detalhe não é oferecido de série, podendo ser adquirido em pacote por preço ainda não divulgado. A cor laranja de lançamento não será oferecida no Brasil, mas a Volkswagen garante que o modelo fabricado no país terá uma pintura exclusiva para marcar sua chegada. A versão nacional também manterá as opções de customização do Polo, embora em um número menor de combinações.
Mini Golf?
Uma das grandes novidades desta geração do Polo é sua plataforma. Batizada de MQB A0, ela é, na prática, uma variação da base MQB do Golf atual, porém encurtada. Isso não significa que as dimensões do carro tenham sido comprometidas, já que a Volkswagen garante que o carro ficou maior, mais espaçoso e confortável do que a geração anterior.
Apesar de ter ficado mais baixo, o espaço para os ocupantes aumentou. Pelo que pudemos constatar em um primeiro contato com o modelo, o espaço para a cabeça ficou maior. O novo Polo mede 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,44 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Isso faz dele 8,1 cm maior e 6,9 cm mais largo que a geração atual, além de oferecer 9,4 cm a mais de distância entre os eixos. Como comparação, o Gol atual tem 3,89 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos, enquanto o Golf ostenta 4,25 m e 2,63 m, respectivamente. O porta-malas tem 350 litros, 20% a mais do que a geração atual.
Motores e tecnologia
Na Europa, a nova linha Polo tem como primeira opção de motor o novo 1.0 TGI de 90 cavalos de potência movido a gás, que vem combinado a um câmbio manual de cinco marchas. O hatch também oferece opções 1.0 MPI aspirada a gasolina de 65 e de 75 cv, ambas também manuais de cinco marchas. Há ainda duas variações do motor 1.0 TSI turbo a gasolina, de 95 e 115 cv, com opções de câmbio manual de cinco ou seis marchas ou automático DSG de sete velocidades. A opção 1.5 TSI de 150 cv também é turbo, assim como a 2.0 TSI de 200 cv, ambas oferecidas apenas com o câmbio DSG.
As motorizações a diesel são duas: 1.6 TDI de 80 cv com câmbio manual de cinco marchas e outra de igual cilindrada, mas que alcança 95 cv e pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou automático DSG de sete.
No Brasil, a Volks afirma que o Polo não terá novos motores, ou seja, será equipado com opções já oferecidas em sua linha de veículos no país. Nossa aposta é que o modelo nacional compartilhará o bloco do Golf 1.0 turbo de 125 cv, além do 1.6 de 120 cv para as versões de entrada.
Polo GTI e novas tecnologias
O hatch também terá uma versão GTI para enfrentar o Ford Focus ST, Mini Cooper e Audi A1 na Europa, mas esta versão ainda não está confirmada para o nosso mercado. Por lá, terá 200 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. “Os fãs da linha GTI vão adorar o novo Polo. Ele está mais GTI do que nunca, muito mais preciso”, afirmou Herbert Diess, Chairman do Board da VW.
O novo Polo também oferecerá novas tecnologias de assistência ao motorista e de entretenimento para os passageiros. Entre elas, estão frenagem automática para pedestres e para evitar acidentes (disponível desde a versão mais básica Trendline), assistente de estacionamento (Park Assist), monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado e controle de velocidade de crueiro adaptativo, capaz de parar completamente e acelerar novamente dependendo do tráfego. Nenhuma dessas tecnologias está confirmada para o Brasil.
Novo sistema multimídia e painel digital
A nova tela multimídia sensível ao toque é a peça central do interior reformulado. Ela pode ter até 8 polegadas, dependendo da versão, e traz conectividade com celulares, além de exibir informações do veículo. O painel de instrumentos analógico também foi substituído por uma tela digital nas versões topo de linha e forma um desenho integrado com o sistema multimídia. Trata-se da segunda geração do mostrador 100% digital da marca, que faz sua estreia nesta sexta geração do Polo e deverá também ser vendida no Brasil como opcional.
Sedã, SUV e picape
Por enquanto, a Volkswagen quer criar expectativa pelo Polo, mas já estamos de olho nos modelos que virão depois dele. Já está confirmado que a montadora trabalha no desenvolvimento de um novo sedã, batizado de Virtus. Como uma espécie de sedã do Polo, o modelo deve chegar ao país até o começo de 2018 e ficará posicionado entre o Voyage e o Jetta. O modelo também será fabricado no Brasil, mas não deve aparecer na Europa – nem mesmo no Salão de Frankfurt – já que não será vendido em nenhum país do continente.
Mais distante está o próximo SUV da Volkswagen, que deve ser inspirado no conceito T-Cross Breeze. O objetivo da montadora será ocupar o espaço que existe na disputa por SUVs compactos, abaixo do Tiguan. A expectativa, porém, é que este carro só chegue mais para o final de 2018.
A marca também está desenvolvendo uma nova picape média, que terá no Brasil objetivo de disputar mercado com a Fiat Toro. Espera-se que ela aposte apenas em versões com cabine dupla e não elimine a Saveiro, que continuaria como picape de entrada.
Fonte: Revista Auto esporte