Dicas

multas
21 dez 2016

Multas e CNH

Com a chegada das férias, a temporada de viagens começa. Mas cuidado para essa não se tornar temporada de multas!

 

Se já está difícil planejar as viagens de férias devido aos preços elevados do combustível e das hospedagens, imagine somar nessa conta multas de trânsito. Em novembro deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) anunciou o aumento dos valores das multas e deixou os motoristas mais alertas. Relembre abaixo os novos valores, com aumento de 52% e 66%:

aumento-multas

 

Mas além do peso no orçamento, as multas geram ainda mais dor de cabeça. Caso o motorista ultrapasse a pontuação máxima (20 pontos) no período de 12 meses, ele terá sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa, conforme prevê o artigo 261 do Código de Trânsito: “I – no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;”. Para os motoristas profissionais, a penalidade é mais severa. O limite de pontuação é 14 e para poder voltar a dirigir, o condutor deverá fazer o curso de reciclagem. Ou seja, gasto em dobro: de dinheiro para pagar as multas e de tempo parado sem poder trabalhar. De modo geral, as infrações leves são de 3 pontos, médias 4, graves 5 e gravíssimas 7 pontos. Relembre também quais são as infrações e suas respectivas pontuações clicando aqui.

 

TRÂNSITO CONSCIENTE

Por maior que seja o prejuízo financeiro gerado pelas multas de trânsito a grande preocupação que se deve ter é com a sua segurança. As infrações são impostas com o objetivo de diminuir o índice de acidentes. Falar no celular, mandar mensagens, dirigir acima da velocidade permitida e guiar sob o efeito do álcool são as principais causas de acidentes fatais. E o Brasil, infelizmente, é um campeão nesse assunto. Dirigir corretamente seguindo as leis de trânsito não apenas evita gastos extras como, principalmente, vai evitar que você coloque a sua vida e de outros em risco.

 

Curta suas férias tranquilo, sem pressa. A educação e a consciência fazem o trânsito mais seguro e deixam sua viagem ainda melhor!

 

PostEncontreSeuCarroblog