Presente no Brasil desde 2014, a Uber se tornou rapidamente uma fonte de renda importante para os brasileiros.
Muitos cidadãos que perderam o emprego na crise e contavam com um carro, ou tinham a possibilidade de comprar um, aproveitaram para se cadastrar como motoristas da Uber e faturar uma boa renda.
Se você está pensando em entrar para este mercado, deve estar se perguntando se vale a pena comprar um carro para ser motorista da Uber. Antes de tomar essa decisão, entenda um pouco sobre o funcionamento da empresa:
Como a Uber funciona?
A Uber é uma empresa de tecnologia cujo aplicativo liga pessoas que precisam de transporte a motoristas dispostos a prestar o serviço. As tarifas são mais baixas do que as cobradas pelo sistema de táxi e a praticidade é muito maior, pois tudo é feito por meio do aplicativo.
Em pouco tempo, a Uber tornou-se uma opção viável e muito utilizada para o transporte. Hoje, os motoristas são cadastrados em duas categorias. A Black conta com carros sedãs de luxo, com fabricação a partir de 2010, e o motorista que se cadastra nesta categoria deve trabalhar de terno e gravata. Ele também pagará uma taxa de 20% para a Uber sobre cada corrida.
Já a categoria X, a mais usada hoje, aceita carros a partir de 2008 de quaisquer modelos, desde que sejam de quatro portas e tenham ar-condicionado. Desses motoristas, a empresa cobra uma taxa de 25% sobre cada corrida.
Nos dois casos, a Uber indica que os motoristas ofereçam balas e água mineral como cortesia para os passageiros. Não é obrigatório, mas esse se tornou um padrão do serviço e a Uber trabalha com o sistema de avaliação dos motoristas pelos passageiros. Portanto, se você não oferecer os produtos, corre o risco de ter uma baixa avaliação.
Após um ano de cadastro, a Uber exclui motoristas com pontuação muito baixa.
Como é feito o cadastro?
Para se tornar motorista Uber, é preciso ter mais de 21 anos e incluir na carteira de motorista a observação de que trabalha como prestador de serviços. Por fim, é preciso fazer um seguro contra acidentes pessoais.
O valor gasto para se tornar motorista Uber, sem contar o carro, é de menos de 400 reais. Com relação ao trabalho, o próprio motorista faz a sua rotina. A Uber indica quais são os horários com maior número de chamadas, mas o motorista não é obrigado a seguir as indicações: ele pode trabalhar quando, como e quanto tempo quiser.
Vale a pena comprar um carro?
Se você tem interesse em se tornar motorista da Uber, o melhor caminho é adquirir um carro, novo ou usado. A própria empresa possui convênios com diversas marcas e financeiras, e é possível obter descontos na compra de veículos.
Se você for comprar um carro usado, fique atento à quilometragem: escolha um modelo pouco rodado, pois o trabalho com transporte faz com que o hodômetro avance muito rapidamente. E, tanto no caso do carro novo quanto do usado, programe-se para trocar o carro com cerca de 3 anos de uso, para evitar uma desvalorização grande.
Não é possível avaliar o ganho como motorista Uber, pois a tarifa que a empresa cobra dos passageiros varia de acordo com a cidade. Porém, é possível que um motorista consiga pagar um parcelamento de até 600 reais com certa tranquilidade.
Dirigir para a Uber é uma boa oportunidade, mas é preciso muito planejamento e disposição para dirigir. Se você está disposto a entrar neste mercado, aproveite para conhecer os tipos de financiamento de automóvel e descobrir qual é o melhor para você!