A compra de um carro ideal, seja ele o seu primeiro ou a troca do modelo que você possui, é uma importante decisão e deve ser feita com cautela.
Não só um meio de transporte, mas os carros também podem representar muitas coisas. Seja a liberdade para o jovem que acabou de fazer 18 anos, o conforto para a mãe que vive na correria do dia-a-dia, entre casa e escola ou a agilidade para o aventureiro.
Independente de qual o motivo por trás do seu desejo de compra, se engana quem acredita que olhar apenas para o valor a ser pago é o que proporcionará uma boa compra. Há outros pontos que você precisa incluir na sua pesquisa, antes de fechar negócio.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar, confira abaixo:
1- Analise a sua necessidade do carro ideal
Antes de começar a analisar os preços dos automóveis, faça uma análise de qual a finalidade que ele deve cumprir na sua rotina.
Por exemplo, se você é pai e vai levar os filhos na escola, precisará de um carro um pouco maior do que para um moço solteiro que utiliza o carro para ir à faculdade.
Você irá pegar muito ou pouco trânsito? Irá precisar percorrer estradas de terra ou somente asfaltadas? Viaja sempre a trabalho? Quantas pessoas irão dividir o carro com você? Você ou alguma delas precisa de alguma configuração especial, como câmbio automático?
Além das perguntas acima, é importante entender outras necessidades que você ou seus passageiros corriqueiros possam ter em relação ao veículo. Por exemplo, espaço interno. Pessoas muito altas ou acima do peso precisam de mais espaço. Famílias que estão sempre viajando precisam de um porta malas grande.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o espaço que você tem para guardar o carro na sua casa. Muitos prédios possuem garagens estreitas e pode ser que veículos de porte grande, como um SUV, não sejam a melhor escolha para esse tipo de moradia.
Agora que você já entendeu qual a sua necessidade e os requisitos que você precisa em seu carro novo, ficará mais claro quais modelos você deve procurar.
2- Coloque todos os gastos na ponta do lápis antes de escolher o carro ideal
Muitas vezes, na hora de realizar a compra de um carro ideal, evidenciamos apenas o valor das parcelas, mas precisamos também considerar outros gastos que o veículo possa trazer no orçamento.
Levantar essas informações ajudará você a entender se está preparado para arcar com o investimento para manter um carro, além do pagamento ao adquiri-lo.
Mas que outros gastos preciso considerar?
- Abastecimento mensal;
- IPVA e seguro obrigatório;
- Manutenções preventivas;
- Revisão;
- Troca de peças;
- Estacionamento;
- Seguro;
- Transferência de proprietário;
- Emplacamento;
- Qualquer serviço em que o valor possa variar de acordo com o tamanho do carro.
3- Conheça todas as formas de pagamento
Não é todo mundo que tem recurso necessário para fazer a compra de um carro à vista. Por isso, antes de fechar negócio, conheça as formas de pagamento das lojas, para entender os descontos que você consegue, se há possibilidade de financiamento ou consórcio, a quantidade de vezes que é possível parcelar, se tem juros ou não, o valor de cada parcela, etc.
Depois de levantar todas as informações necessárias, compare todas as possibilidades, para entender o que melhor se encaixa na sua realidade, sem comprometer o orçamento.
Veja também dicas para comprar carro pela internet. A Thijuca Veículos possui plataforma online segura, com todas as informações de valores, para você comparar os modelos que quer adquirir.
4- Novos, seminovos e usados
Com as marcas e modelos definidos, depois de você percorrer pelos pontos das dicas acima, agora está na hora de escolher um novo, seminovo ou usado.
- NOVO
Esse modelo acabou de sair da fábrica, portanto não passou por nenhum desgaste. As vantagens de se optar por um carro zero quilômetro são: possui garantia do fabricante e menos gastos com manutenção. A desvantagem é que carros novos são mais caros se comparados com seminovos e usados. - SEMINOVO
Entre as características de um seminovo, estão ter até três anos de uso, rodado, no máximo, 12.000 KM ao ano e ser usado por único dono. A vantagem é que é possível encontrar muitos seminovos cuidados como se fossem novos e com um valor mais acessível.Se for optar por um seminovo, antes de concretizar a compra, procure saber sobre toda a documentação do veículo, assim como também se o dono anterior não deixou nenhuma pendência. - USADO
São considerados usados os carros que possuem mais de três anos de uso e tenham sido utilizados por mais de um proprietário.
A vantagem é em relação ao preço. Quanto mais antigo o veículo for, menor será o valor da compra. É ideal para famílias que tem o orçamento apertado.
Em contrapartida, carros usados podem demandar mais gastos com manutenção.
Por isso, antes de optar pela compra de um carro usado, analise bem desde a quilometragem rodada até as condições em que se encontram a lataria, a mecânica, os estofados e a parte elétrica.
5- Gosto pessoal
É claro que em algum momento a sua lista irá diminuir. O fator que pode contribuir para a decisão final é o gosto pessoal. Depois de verificar se os modelos escolhidos preenchem todos os requisitos que listamos até agora, que tal agendar um test-drive, para conhecer melhor o veículo e identificar qual tem mais a ver com você?
6- Qualidade e segurança no seu carro ideal
Na sexta posição, mas não menos importantes estão a qualidade e a segurança. Junto da fase de escolha final, com o test-drive, procure por depoimentos de pessoas que já adquiriram o modelo que você está pensando em comprar, para entender se existe alguma reclamação sobre defeitos em qualquer componente do carro, assim como também sobre o atendimento e serviço de pós-vendas da concessionária.
A Thijuca Veículos tem como missão a qualidade no atendimento e nos automóveis que comercializa.
Itens como airbags, freios ABS e resultados em testes de colisão também devem ser ponderados antes da compra.
7- Tipos de carro
Por fim, conheça alguns tipos de carros, para ajudar na sua decisão. Lembrando que o carro deve atender aos requisitos da sua rotina. A fim de que a aquisição não seja baseada em escolher o carro mais bonito ou mais legal.
- Hatch: Indicado para quem frequenta muito o trânsito das cidades. Esse tipo de carro é compacto, econômico, simples e mais barato que os demais. Entretanto, por serem pequenos e leves, não são indicados para pegar estrada.
- Sedan: Recomendado para famílias por oferecer conforto e espaço. Esse carro é mais alongado, possui porta malas grande e é o modelo ideal quando o assunto é viagem.
- SUV: Os Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo), são carros mais robustos, altos e espaçosos. Indicados tanto para uso na cidade, quanto em trilhas e estradas de terra.
Conheça 5 modelos de carros com o melhor custo benefício.
Gostou deste conteúdo? Siga nossa página no Facebook e Instagram para receber mais dicas como essas.