Marcador de temperatura

Dicas

14 jun 2017

Marcador de temperatura

Ultrapassado ou ainda essencial?

Até os anos 90 era muito comum ver parado nos acostamentos (ou no meio da rua) um carro com o capô aberto e o seu dono perdido no meio da fumaça saindo de lá de dentro. O famoso “ferveu” das décadas passadas tem se tornado cada vez menos comum de se ver por aí. Ainda bem! Quando um motor ferve, o primeiro que é prejudicado é o cabeçote que queima, mas se o problema não for identificado e resolvido a tempo, o motor pode ser danificado por inteiro, estourando até mesmo o seu bloco. Um prejuízo enorme, desencadeado principalmente por: perda do líquido usado para o arrefecimento do motor, problemas na correia da ventoinha e superaquecimento em dias muito quentes.

Atualmente, graças a evolução dos automóveis e as inovações tecnológicas, o motor dos carros não ferve tão facilmente. A temperatura dos veículos é controlada pelo sistema de arrefecimento do carro e também pela adição do aditivo etilenoglicol ao fluido existente no radiador e bloco do motor. Um avanço que trouxe aos motoristas uma preocupação a menos.

Entretanto, mesmo com as chances do motor ferver diminuídas, não significa que o problema ainda não possa ocorrer. Sabendo disso, as montadoras estão optando pela substituição do marcador de temperatura por um indicador conhecido como “luz espia”. Essa luz vermelha no painel da grande maioria dos carros mais novos serve para alertar o motorista. Acendeu? Então está na hora de parar o carro e ir até um mecânico de confiança para analisar o problema.

COMO EVITAR?

A receita para evitar que o motor do seu carro superaqueça e ferva é aquela mesma usada por motoristas do mundo inteiro: manutenção preventiva! Um automóvel com a manutenção em dia vai apontar quais os itens, líquidos e peças do seu carro já estão desgastados e precisam ser substituídos. Para não ficar na mão, siga as instruções do manual do carro que irá te informar a quilometragem ideal para a revisão. Geralmente, indica-se que 1 vez ao ano ou a cada 10 mil km o motorista pare o carro e faça o check-up completo.

FERVEU! O QUE FAZER?

Pare imediatamente o carro e vá para fora. A gravidade de um motor superaquecido é tão grande que pode até mesmo gerar um incêndio! Caso não seja possível parar imediatamente, ligue o ar-quente e procure um local seguro para estacionar. Após parado e fora do carro, observe a quantidade de fumaça até que ela se dissipe e, com muito cuidado, abra o capô. Porém não abra a tampa do radiador, este está com alta temperatura e pode causar queimaduras graves. O melhor a ser feito é ligar para a seguradora do carro ou então para o mecânico. Ambos enviarão um guincho para que a situação seja controlada e então analisada corretamente para que sejam realizados os reparos.

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