Saiba quais ferramentas são essenciais de se ter no porta-malas do seu carro.
Ao sair com o carro na rua, todos os motoristas estão sujeitos a eventualidades, pequenos acidentes e surpresas ainda mais desagradáveis. Além de se precaver com a manutenção preventiva, escolher um bom seguro para o carro e ter boas práticas na direção, ter no veículo peças, ferramentas e utensílios para uma emergência é um cuidado que todo bom motorista deve manter. Automóveis são máquinas e, como tais, são suscetíveis a dar problemas; diante de uma ocorrência em um local onde o sinal do celular não pega (ou o aparelho se encontra sem bateria), não há como acionar o seguro; você está dirigindo corretamente, mas a natureza pode intervir a qualquer momento – ou você pode se deparar com as más condições do asfalto ou ainda com a má condução dos outros motoristas. E então? O que fazer? Veja abaixo alguns itens que podem salvar seu dia, ou sua vida!
FERRAMENTAS
Um kit básico e de boa qualidade resolve problemas urgentes sem precisar recorrer a ajuda de profissionais. Para o caso de um cabo solto, parafusos ou mangueira que precise de aperto, você vai precisar de chaves de boca, fenda e alicate.
Atenção: só abra o capô do carro quando o mesmo estiver desligado, principalmente se notar que o motor ferveu.
UTENSÍLIOS
Pequenos choques podem desencaixar o para-choque do carro, assim como batidas leves podem quebrar o retrovisor. Para estragos em partes externas do veículo, faça o uso da silvertape, uma fita prateada super reforçada muito usada nesses casos. Outro utensílio bastante útil de se ter ao alcance é a lanterna. Barata, leve e pequena, é uma mão na roda tanto para localizar objetos perdidos dentro do carro, como também para auxiliar a troca do pneu em locais escuros e realizar pequenos reparos emergenciais.
Cuidado: a silvertape é tão resistente que é capaz até mesmo de vedar uma mangueira danificada. Mas atenção! O uso da silvertape em mangueiras deve ser temporário, o ideal é fazer a troca da mesma assim que ocorrer o dano.
CHAVE RESERVA
Um pequeno descuido e lá está sua chave trancada dentro do carro. Para não ter que gastar um dinheirão com chaveiro (especialmente se sua chave for codificada), mantenha sempre a chave reserva do seu veículo com você.
Cuidado: deixar a chave reserva escondida em algum local externo do carro não é aconselhável. Você pode perdê-la ou até mesmo tê-la roubada.
CABO PARA BATERIA
O popular cabo para chupeta é um item indispensável na vida de todo motorista. Um pequeno descuido, ou um sinal de que sua bateria está chegando ao fim, vai exigir uma carga para que o carro funcione. Com o cabo de chupeta à mão só o que você vai precisar é da ajuda de outro motorista para emprestar um pouco da bateria do carro dele.
VEDA-PNEU
Um pequeno dano no pneu do seu carro pode ser facilmente resolvido com um veda-pneus, também conhecido como selante. É rápido, prático, não faz sujeira e fácil de ser usado.
Modo de usar: encaixe a mangueira do vasilhame diretamente na válvula de calibragem para encher novamente o pneu levemente murcho.
Atenção: em casos de grandes estragos no pneu, a única solução é fazer a troca pelo estepe.
LÂMPADAS EXTRAS
Dirigir com o farol, a lanterna, setas ou luz de freio queimadas pode gerar multas, além de colocar em risco a sua segurança e dos outros motoristas. Manter um kit de lâmpadas extras no porta-malas pode ser bastante útil.
Fique de olho em nossas dicas e novidades! Para dúvidas e sugestões, deixe seu comentário.