Carros

isofix
28 jul 2017

Isofix

Saiba o que é este sistema de segurança que em breve se tornará lei.

Dar mais segurança às crianças transportadas nos veículos. Essa é a função desse sistema internacional que garante que as cadeirinhas infantis fiquem mais seguras ao banco traseiro.
Atualmente, a maioria delas são presas pelo cinto de segurança, enquanto que o sistema Isofix fica fixo ao banco por meio de dois pontos soldados à estrutura do carro, tendo um terceiro com possibilidade de fixação superior, atrás do encosto ou numa perna de apoio. As cadeirinhas são unidas aos pontos por pequenas garras, e soltas por um botão.

Desde 2014 o sistema Isofix é certificado pelo INMETRO, porém, devido ao seu alto valor (chega a custar quase R$ 2.000) e por ser pouco divulgado, não é comum encontrá-lo por aqui. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, esse sistema de segurança¹ mais avançado é padrão já há anos.

O Conselho Nacional de Trânsito Brasileiro (CONTRAN) em sua resolução 518, vai obrigar, a partir de 2018, que os automóveis de passeio tenham em seus projetos o uso do Isofix. Ou seja: enquanto hoje somente metade dos veículos novos comercializados no Brasil tem o equipamento de segurança, em 2018 todos deverão ter o sistema incluso em seus projetos. Em 2020, essa regra será exigida em todos os automóveis à venda no Brasil.

1. Nos EUA o sistema utilizado é o Latch, semelhante ao Isofix.

Fonte: Revista Quatro Rodas

PostEncontreSeuCarroblog