O IPVA 2017 é um imposto que incide sobre todos os proprietários de veículos no país, sejam os donos de carros, motos, ciclomotores, caminhões ou ônibus, com algumas exceções que veremos mais adiante.
A boa notícia, no entanto, é que em 2017, segundo dados divulgados pelo governo, o estado de São Paulo terá uma diminuição de 4.8% nesse imposto.
Se você quer saber mais sobre tudo que envolve esse imposto no estado de São Paulo, continue com a gente e conheça suas alíquotas atualizadas, bem como o valor que você vai precisar desembolsar:
1. O que é o IPVA
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa cobrada anualmente pela Receita Estadual. Até aqui, todos os proprietários de veículos entendem bem. Mas você sabe a finalidade do IPVA, para que ele serve e onde é investido? É o que vamos mostrar no post de hoje.
2. Finalidade do IPVA
O valor arrecadado com esse imposto é dividido: parte dele vai para o próprio município, onde o veículo foi registrado, e outra parte vai para o estado. O restante é destinado para o FUNDEB, que é o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação.
3. Como é calculado o valor a ser pago
O valor a ser cobrado é calculado de acordo com o custo do veículo: cerca de 1% para os destinados à locação e 25% dos demais.
No entanto, para se inteirar melhor sobre esses valores, é possível acessar o site do Ministério da Fazenda e obter informações mais precisas e atualizadas. Isso é muito importante, pois as taxas variam muito de acordo com o Estado em que o veículo foi emplacado.
4. Como é arrecadado o IPVA 2017
O proprietário do veículo pode escolher a forma como deseja pagar o IPVA 2017. Ele pode optar por quitar o valor à vista ou parcelado: neste último caso, o pagamento é realizado ao longo do ano, sem descontos; no entanto, o pagamento do valor integral oferece desconto, e por isso vale a pena pensar bem na hora da escolha.
5. Como calcular o valor
Existe uma tabela onde você pode consultar as alíquotas. As porcentagens que incidirão sobre o seu veículo variam de acordo com suas características, como ano, marca, etc. Lembre-se que existem diferenças de um estado para outro, então consultar a tabela para saber os valores da sua cidade é essencial.
Para fazer o cálculo do seu IPVA, você deverá também saber o valor venal de seu veículo — informação útil, inclusive, em caso de transações comerciais. Esses valores podem ser encontrados na tabela da FIPE, onde você poderá calcular seu IPVA 2017 com total segurança.
6. Prazos de pagamento
Os boletos de pagamento chegam para os proprietários de veículos bem antes da data limite, que é dia 30 de abril de 2017. Ela é estipulada com antecedência para que os motoristas se programem e não atrasem esse compromisso, que é obrigatório.
Entretanto, se por algum motivo o IPVA 2017 não puder ser pago no prazo estabelecido, é preciso tomar alguns cuidados. É necessário que o proprietário busque uma unidade da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de sua cidade e negocie o débito.
No mesmo dia de negociação do débito, o boleto já será emitido com a nova data de pagamento, de acordo com a preferência do proprietário, podendo ser à vista ou parcelado. Assim, logo que tudo for regularizado o veículo já poderá circular normalmente, sem problemas.
7. Atrasos no pagamento do IPVA provoca multas e apreensão do veículo
Como o IPVA é um imposto obrigatório e tem data limite, seu atraso gera problemas nada agradáveis. Pode acontecer, por exemplo, multa e apreensão do veículo, caso seja parado em uma blitz.
Por isso, evite atrasar a emissão do novo documento. Além da incomodação de ter que ir ao DETRAN para liberação do veículo, você ainda precisará desembolsar o pagamento de multas e taxas cobradas pelo estacionamento no órgão público.
O veículo só será liberado após o pagamento da multa e dos dias que o carro ficou estacionado no DETRAN.
8. Pagamento do IPVA à vista tem desconto
O governo incentiva o pagamento à vista do IPVA através de um desconto de 5%. Caso os proprietários de caminhões, carros e motos quiserem pagar parcelado, o valor se mantém o mesmo, sem qualquer aumento.
Há, contudo, outros benefícios importantes que variam de acordo com o estado. No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, motoristas que não possuem multas durante o ano são premiados com um desconto de 5%. Já aqueles que não possuem multas por dois anos são premiados com um desconto ainda maior, de 10% no valor do IPVA.
É ou não é uma boa forma de coibir infrações?
9. Isenção de IPVA
Você sabia que existem veículos que estão na listas dos isentos de IPVA? Pois é, veículos com mais de 30 anos não pagam o imposto, assim como proprietários de automóveis adaptados para deficientes físicos. Turistas que têm visto de permanência no país por apenas dois anos também estão isentos do pagamento.
Contudo, vale a pena consultar sua cidade para saber as regras vigentes no local, pois algumas delas variam de acordo com o estado, que podem oferecer aos proprietários algumas vantagens especiais.
10. Simulação de quanto será seu IPVA 2017
Sabendo que o valor venal de seu veículo é de R$30.000,00 e que a alíquota de imposto dessa categoria é de 4%. O cálculo deverá ser:
30.000 X 0,04 = 1.200,00 – O IPVA será de R$ 1.200,00
Lembre-se que o valor pode ser pago à vista, com desconto de 5%, ou parcelado ao longo do ano e sem aumento, de acordo com a preferência do proprietário.
Como você viu, é sempre bom ficar atento aos prazos para o pagamentos do IPVA 2017, já que um simples atraso pode resultar em multas ou pior, a apreensão do veículo, que pode causar muita dor de cabeça e aborrecimentos desnecessários.
Esse artigo foi útil para você? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o IPVA 2017? Para conferir mais informações atualizadas sobre esse e outros assuntos, assine nossa newsletter e planeje melhor suas finanças e negócios!