Quando é a hora certa para trocar de carro?

Carros

Trocar de carro
27 jun 2016

Quando é a hora certa para trocar de carro?

Existem inúmeras simulações e especialistas que tentam mostrar qual é a melhor hora para trocar de carro. Alguns afirmam que a troca deve ser feita com 5 anos de uso, pois, após este tempo, tem-se grande deterioração das peças e dos componentes. Mas qual é o momento certo de mudar de carro?

A realidade é que o mercado atual está muito instável, a economia em baixa, os bens desvalorizando rapidamente e novos modelos sendo lançados frequentemente pelas montadoras. Além disso, uma série de fatores devem ser levados em consideração para chegar à definição de qual o momento certo para realizar a troca.

Para ajudá-lo a descobrir qual é o momento certo para trocar o seu carro, separamos algumas dicas. Veja a seguir!

Você gasta muito com manutenção?

Obviamente, quanto mais rodado e mais velho for o veículo, maior será o seu desgaste, logo, maiores serão os gastos com manutenção. Além dos gastos com as revisões e manutenções preventivas começam a surgir quebras e falhas que carecem de intervenções corretivas.

Por isso visitas constantes a oficina são indício de que está no momento certo de trocar o carro. Carro não foi feito para ficar parado! Se o seu veículo tem ficado mais na oficina do que em uso, então comece a fazer as contas para trocá-lo.

É fundamental que o proprietário tenha um controle das despesas do veículo e do tempo que ele permanece parado. Esse controle pode ser feito em um caderno, uma planilha ou na forma que você preferir. Caso o valor gasto com manutenção ultrapasse 10% do valor de revenda do carro, este é o primeiro sinal de que está na hora de vendê-lo.

Para consultar o valor do carro, deve-se utilizar a tabela Fipe. Ela apresenta uma estimativa de quanto vale o veículo de acordo com o modelo e o ano e ainda mostra o valor correto que se deve utilizar para comparar com os gastos em manutenções.

A quilometragem rodada já está alta?

Quanto maior for o número registrado no hodômetro, maior o desgaste do carro e, com isso, maior a probabilidade de falhas nos componentes. Se o veículo ainda não apresenta muitos gastos com manutenção, porém possui alta quilometragem, tenha bastante atenção: pode ser uma boa trocar o carro antes que ele comece a apresentar defeitos devido ao desgaste excessivo.

A manutenção do veículo e a quilometragem estão sempre ligadas. Como você já sabe as revisões levam em consideração o hodômetro ou o tempo de uso. Por isso para determinar o momento ideal para trocar o carro o dono deve ficar atento a quilometragem e os itens com maior desgaste.

É importante lembrar que quanto maior a quilometragem do veículo, mais difícil é revendê-lo. A elevada quilometragem também interfere no valor do veículo: quanto maior, menor será o valor conseguido na venda.

Seu veículo não está bem cuidado?

Com o tempo de uso, o carro perde a aparência de novo e, consequentemente, deixa de ser atrativo para quem for comprar. O ideal é levá-lo corretamente às revisões, cuidar do interior e trocar as peças no momento correto. Tudo isso garante a qualidade do veículo e permite seu uso por mais tempo. Além disso, veículos bem cuidados são mais valorizados, permitindo que o proprietário consiga obter maior valor na revenda.

Fique de olhos bem abertos também no mercado de veículos e no lançamento de novos modelos. Inovações podem tornar o veículo rapidamente supérfluo, sendo mais vantajoso adiantar a troca. Se seu veículo não está bem cuidado, está aí um bom motivo para trocá-lo mais rápido, antes que ele fique com aparência ainda mais velha.

Ajudamos você a entender melhor qual é a hora certa de trocar o veículo? Conhece outros detalhes que também devem ser levados em consideração? Compartilhe conosco nos comentários!