Acendeu a lâmpada amarela no painel do carro, o tanque está na reserva, hora de abastecer. O motorista se dirige ao posto de combustível e, ao chegar, se depara com diversas bombas com diferentes tipos de combustível: etanol, gasolina comum, gasolina aditivada, gasolina premium e diesel para as caminhonetes e caminhões.
Devido a essa grande variedade, é comum aparecer a dúvida: qual combustível é o melhor para a abastecer o carro? Qual a diferença entre eles?
Para evitar que você fique confuso na hora de escolher o combustível, separamos tudo que precisa saber sobre os diferentes tipos de gasolina. Confira a seguir e entenda qual é o melhor tipo para o seu carro!
A gasolina comum de qualidade é uma boa escolha
Este tipo de gasolina é um dos produtos brutos da destilação do petróleo, mais o acréscimo de 25% de etanol. A gasolina comum não possui aditivos, portando varia muito pouco entre as marcas e postos de combustíveis.
É um tipo de combustível mais simples e acessível, mas não contém nenhum tipo de substância que proteja o motor ou faça a sua limpeza. A gasolina comum, sem aditivos, pode deixar alguns resíduos de combustão no propulsor do carro que, ao longo do tempo, podem comprometer as válvulas e seu desempenho.
Caso sua escolha seja por este tipo de combustível, é aconselhado realizar a limpeza ou troca dos bicos injetores e velas de ignição com maior frequência.
A maioria dos fabricantes recomenda a utilização da gasolina comum, sendo ela de boa procedência e alta qualidade. Afirmam que acrescentar aditivos extras no tanque apenas acarreta gastos desnecessários.
A gasolina aditivada protege o motor do seu carro
Este combustível, assim como a gasolina comum, possui 25% de etanol. Mas ela apresenta, também, algumas outras substâncias que ajudam na limpeza do motor e proteção de alguns componentes. Geralmente são detergentes e dispersantes para garantir um motor limpo e livre de resíduos da combustão. Não é raro que haja também anticorrosivos e antioxidantes que ajudam na conservação do motor.
A alternância entre os dois tipos funciona bem
Obviamente, por causa das outras substâncias em sua fórmula, a gasolina aditivada é mais cara. Caso você não queira gastar com ela todas as vezes, abasteça com a gasolina aditivada pelo menos uma vez a cada 4 visitas ao posto. Este hábito garantirá melhor limpeza do motor, podendo aumentar a vida útil de uma série de componentes.
Um detalhe importante: alguns importados ou modelos de alta performance exigem gasolina aditivada ou premium, não sendo aconselhável utilizar o combustível mais simples. Caso você possua um carro esportivo, consulte o manual para mais informações, ou entre em contato com a concessionária: os especialistas são a melhor fonte de informação!
E a gasolina premium? Faz diferença?
A gasolina premium é composta pelos mesmos aditivos utilizados na gasolina aditivada. A grande diferença está em relação à octanagem do combustível, sendo ela maior em relação aos outros dois tipos de gasolina. A octanagem nada mais é que a medida de resistência do combustível à combustão. Ou seja: quanto maior a octanagem, maiores são as taxas de combustão do motor, resultando em ganhos de potência e eficiência.
Um detalhe importante é que o aumento da octanagem só faz sentido em carros que possuem motores com elevadas taxas de compressão, isto é, modelos esportivos ou de luxo. Nos veículos comuns o efeito do combustível premium é imperceptível.
Não cometa o erro de achar que, só porque o combustível é mais caro, ele é melhor para o seu carro. A escolha entre gasolina comum, aditivada ou premiu depende bastante dos seus objetivos e também do modelo do seu veículo!
Você também poderá conferir mais sobre o assunto nos posts:
- Gasolina adulterada: passo a passo de como identificar
- Gasolina comum ou Aditivada da Bidu Corretora de Seguros.
Agora que você está por dentro das vantagens de cada tipo de gasolina, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você ficará sabendo quais as melhores escolhas para o seu carro, recebendo textos como este direto na sua caixa de e-mail!