A trajetória de sucesso do versátil modelo da Ford.
Foi no ano de 1976 que o mundo viu pela primeira vez o Ford Fiesta. De lá para cá, são quase 20 milhões de unidades fabricadas no mundo, sendo quase 2 milhões no Brasil. A primeira versão foi lançada na Alemanha e na Espanha e, um ano depois, migrou também para a Inglaterra. Durante as décadas seguintes, a Ford apresentou ao mercado europeu três gerações do Fiesta, dentre elas a versão esportiva XR2 de 1981, que alcançava os 160 km/h, o modelo com motor 1.4 a gasolina em 1986 e transmissão continuamente variável CTX no ano seguinte. Dois anos depois, em 1986, o Fiesta com cinco portas foi lançado.
A história no Brasil, do inicialmente hatch popular da Ford, teve seu início apenas em 1995, mesmo ano em que o modelo encerrava sua trajetória internacional. O primeiro Fiesta a chegar em território brasileiro veio importado da Espanha, anos depois passou a ser fabricado na planta de São Bernardo do Campo/SP, mas somente a versão hatch. O Fiesta Sedã ainda era importado na década de 90, mas esse modelo era vindo do México.
A quinta geração do Fiesta foi lançada mundialmente, mas o design com linhas frontais diferenciadas foi exclusividade para o mercado brasileiro. E foi a partir deste modelo exclusivo que o Ford Fiesta Sedã passou a ter sua fabricação no Brasil.
Atualmente, o Fiesta está em sua sexta geração. Muito mais robusto, potente e com opcionais, os modelos hatch e sedã são sucesso de vendas entre os brasileiros.
Acompanhe abaixo a evolução do Fiesta e confira aqui um modelo impecável da versão de maior sucesso até hoje: o Fiesta Sedã 1.6!