No dia 1º de novembro de 2017 começou a funcionar, em algumas vias de São Paulo, a fiscalização de velocidade média. O cálculo da CET está sendo feito através do tempo e da velocidade em que o carro percorre de um radar para o outro.
Essa mudança, que na verdade é uma ação educativa, tem como objetivo combater o hábito os motoristas de frear apenas quando estão perto do radar.
Como é ainda por um período de experiência, foram escolhidos quatro pontos da cidade que já contam com radares e além de serem extensas, tem um trafego carregado, são elas: avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna.
Como Funciona essa fiscalização?
Assim que o motorista passar pelo primeiro radar, o horário e a velocidade são registrados. O condutor não deve alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida.
A legislação federal não permite que sejam aplicadas as multas e nem pontos na carteira nesse tipo de fiscalização, então os motoristas infratores receberão apenas uma carta de notificação.
Fonte: G1