Novidades

extintores ABC
23 jun 2017

Extintores ABC

A polêmica está de volta!
Em 2015, os extintores de incêndio ABC, tipo usado dentro dos veículos, foi o alvo de uma discussão nacional. Na época, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados votou a favor da obrigatoriedade do uso dos extintores nos automóveis de passeio. Após muito alarde, com motoristas entrando em filas de espera para adquirir um exemplar a preços abusivos (3 vezes maior do que o valor habitual), em outubro do mesmo ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu pelo uso facultativo dos extintores ABC. Ou seja, a lei continuaria a mesma: o uso do extintor ABC continuaria obrigatório para ônibus, caminhões, triciclos fechados e veículos que transportam produtos inflamáveis. Já para os veículos de passeio, caberia ao motorista decidir se leva ou não o extintor dentro do seu carro.

Neste ano, a discussão foi reaberta. De um lado, os deputados da Comissão de Viação e Transportes argumentam que todos os motoristas estão suscetíveis aos riscos de incêndio interno, e que o valor a ser pago pelo extintor ABC se torna irrisório diante da gravidade de situações que podem vir a ocorrer. O Contran, por sua vez, já havia se posicionado da seguinte maneira em 2015: a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos somada ao fato de que os motoristas não têm preparo para o uso de tal, representa um risco maior a motoristas e passageiros do que o próprio incêndio em si. Esse argumento usado pelo Contran foi baseado em um estudo realizado pelo próprio Conselho durante 90 dias.


NOVA MEDIDA

No último dia 12 de junho, a Comissão de Viação e Transportes voltou a aprovar o uso obrigatório dos extintores ABC pelo Projeto de Lei 3404/15 do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), com parecer favorável do relator, deputado Remídio Monai (PR-RR). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que atualmente tem como obrigatórios o uso do cinto de segurança e airbag, entre outros itens.

O projeto 3404/15 será agora analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

 

E você, acha que os extintores ABC devem se tornar obrigatórios aos carros de passeio ou devem permanecer de uso facultativo? Deixe seu comentário!

Fonte: Quatro Rodas

PostEncontreSeuCarroblog