Carros Novidades

Carros elétricos
15 maio 2018

Especial Carros Elétricos | Parte 2

É verdade que os carros elétricos que vemos no presente são esboços do futuro. Mas o avanço está acontecendo em alta velocidade. As montadoras tradicionais têm investido cada vez mais nos modelos híbridos e muitas já estão trabalhando com modelos elétricos (veja mais sobre a diferença entre carros híbridos e elétricos aqui). A China, por exemplo, tem o ambicioso plano de tomar à frente da produção de carros elétricos no mundo, unindo as montadoras do seu país com grandes nomes como General Motors, Volkswagen e Nissan. Neste ano de 2018, na sua Feira de Automóveis, a Auto China, será apresentado ao público SUVs e compactos elétricos que deverão agradar todos os gostos e, segundo prometem, (quase) todos os bolsos também.

Enquanto isso, uma montadora que podemos dizer ser no mínimo pouco convencional, anuncia para os próximos anos, lançamentos bastante promissores. A Tesla, dirigida pelo bilionário Elon Musk, que tem seu centro de inovações localizado na Califórnia, EUA, é a sensação dos apaixonados por tecnologia e automóveis.

+ TESLA

A empresa norte-americana se define como  automotiva e de armazenamento de energia, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. Foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San CarlosCalifórnia.

A Tesla Motors ganhou ampla atenção após a produção do Tesla Roadster, o primeiro carro desportivo totalmente elétrico. O segundo veículo da empresa é o Model S, um sedã de luxo totalmente elétrico. Os seus dois próximos veículos são os Model X e Model 3, respectivamente, além de um caminhão.

Tesla também comercializa componentes elétricos, como baterias de lítio-íon para construtoras, incluindo Daimler e Toyota. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a Tesla, como um fabricante de automóveis independente, tem como objetivo oferecer carros elétricos a preços acessíveis para o consumidor de classe média. 

OS CARROS ELÉTRICOS MAIS MODERNOS DO MUNDO

MODEL 3 (SEDÃ)

Lançado em 2017, esperava-se que em 2018 o sedã fosse mais popular do que é na realidade. Isso porque, a Tesla não conseguiu cumprir o prometido no lançamento. As vinte mil unidades com preço de 35 mil dólares não foram vistas. O sedã chegou ao mercado custando entre 50 e 56 mil dólares.

O motor do Model 3 se encontra no eixo traseiro; vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O painel se resume a apenas uma tela de 15 polegadas localizada bem no centro. O automóvel elétrico pode chegar a 225 km/h e pode rodar até 500 quilômetros antes de precisar ser recarregado (o que é feito em 50 minutos). A Revista Quatro Rodas, em sua edição de maio 2018, fez uma análise detalhada do modelo, que não tem chave e abre e liga apenas com um cartão.

ROADSTER (ESPORTIVO)

O primeiro modelo do Roadster foi lançado em 2008 e saiu de linha três anos depois. Em 2017, Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou para 2019 o novo Roadster, dessa vez com promessas de feitos ainda mais encantadores. Segundo anunciado, o carro elétrico esportivo da Tesla fará de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos e poderá chegar a uma velocidade máxima de 400 km/h. Quanto a autonomia da bateria recarregável a energia elétrica, são prometidos 1.000 km, considerando uma viagem na estrada em velocidade média de 100 km/h. O preço deve chegar aos 200 mil dólares para os modelos de entrada.

SEMI (CAMINHÃO)

Também apresentado ao mercado mundial no ano passado, o caminhão da Tesla tem desempenho surpreendente. Sua aceleração é comparada ao Golf GTi, fazendo de 0 a 100 km/h em 20 segundos, considerando 36 toneladas de carga. O caminhão tem ainda capacidade de encarar subidas leves na velocidade de 100 km/h. Quanto a autonomia, será de 800 quilômetros. As vantagens do Semi em relação a concorrência convencional (se assim podemos chamar) se dão também nos freios, que em modelos elétricos têm maior durabilidade. A Tesla disse que será possível ver um caminhão como esse rodando nas estradas americanas já em 2019. 

E aqui no Brasil, quando chegam os carros elétricos? Bom, não há previsão e o nosso governo, ao contrário de vários países mundo afora, não parece muito interessado em renovar a frota atual de automóveis movidos a combustíveis como gasolina, diesel e etanol. Mas nem tudo está tão atrasado. Já é possível adquirir um carro de passeio com menor emissão de gases poluentes com os híbridos disponíveis no mercado nacional. O Toyota Prius é vendido atualmente pelo valor de entrada de R$126.600.

 

Agora o Tesla…Esse o brasileiro vai ter que esperar mais um pouco.

Gosta de conferir os lançamentos do mundo automotivo? Confira aqui o novo Civic Si.6