Não é futuro, é presente. Bom, pelo menos é assim que se apresenta o trânsito dos países mais desenvolvidos: com cada vez mais carros híbridos e elétricos em circulação. Há bastante tempo, alguns países estão se preparando para a mudança de cenário e, até mesmo, estão mudando suas leis para que muito em breve os motores a combustão deixem de circular em suas ruas. Já no Brasil, a realidade de ter somente carros elétricos circulando ainda parece distante, como se fosse possível apenas em filmes de ficção científica. Algumas montadoras já começaram a trazer modelos importados em versões híbridas para o nosso território nacional, como a Toyota com seu Prius e a Ford com a versão do Fusion. Porém, apesar de já ser possível ter um carro elétrico no Brasil, ao optar pelos modelos híbridos disponíveis em algumas concessionárias, a possibilidade não é nada financeiramente viável para a grande maioria dos brasileiros.
Mas antes de mais nada, vamos entender o que é um carro elétrico e como os países mais ricos estão trabalhando para mudar 100% suas frotas.
HÍBRIDO X ELÉTRICO
Carros híbridos, possuem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões.¹ Ou seja, ele dá ao motorista a opção de utilizar uma das duas formas de abastecimento ou recarga elétrica.
Já os carros elétricos não possuem motor a combustão, sendo exclusivamente desenvolvidos com um motor movido por um conjunto de baterias recarregáveis. A durabilidade da carga varia, com algumas marcas prometendo autonomia de mais de 500 km. As baterias são recarregáveis através de um carregador, que pode ser tanto na forma de uma tomada comum quanto de placas indutivas, variável de acordo com o veículo.²
COMO CARREGAR?
Os carros elétricos são recarregáveis com energia elétrica, em casa mesmo. Imagina só, seu carro carregando ao lado do seu celular! Pois é assim mesmo que hoje em dia funciona. Alguns modelos, é possível fazer a troca da bateria ao invés de fazer a recarga.
QUANTO CONSOME DE ENERGIA?
Em média, os carros elétricos existentes no mercado, levam até oito horas para recarregar a bateria. O consumo é de 24 kWh, o que se compara a um aspirador de pó. Diversos países do mundo já possuem pontos de recarga espalhados por suas cidades, da mesma maneira que existe os postos de combustíveis. Isso facilita e possibilita a locomoção para longas distâncias, já que muitos modelos elétricos possuem autonomia de pouco mais de 100 km.
NOVAS MANEIRAS DE RECARGA
Energia solar, indução eletromagnética e abastecimento com hidrogênio são algumas formas de abastecimento que vem sendo estudadas e já utilizadas. A revista Mundo Estranho fez uma matéria especial apenas sobre o assunto: Como são abastecidos os carros elétricos?
MERCADO INTERNACIONAL
Países da Europa e Ásia estão adotando normas específicas e contribuindo com as montadoras através de leis de incentivo para que suas ruas se tornem cada vez mais livres das fumaças tóxicas dos automóveis. Como se sabe, os carros são responsáveis por grande parte dos poluentes emitidos na atmosfera, por isso alguns países têm estipulado metas ousadas para se verem livres dos carros a combustão. Segundo levantamento feito pela Revista QuatroRodas, os países abaixo têm projetos e objetivos claros para a mudança de suas frotas. Confira:
- NORUEGA: o governo distribui incentivos fiscais e o resultado já é sentido nos dias atuais. Hoje, mais de 50% dos carros circulando no país são elétricos e em apenas sete anos, a expectativa é que a frota do país seja 100% composta por carros elétricos.
- PAÍSES BAIXOS: não está muito atrás dos números noruegueses. Atualmente, 25% da sua frota é de carros elétricos e até 2025, será proibido fabricar carros a combustão em território holandês.
- ALEMANHA: o país divulgou que a partir de 2030 será proibida a produção de carros com motor a combustão, enquanto que a circulação deles, deverá ser vetada 20 anos depois.
- FRANÇA: a capital francesa, Paris, tem como objetivo não ter mais veículos movidos a combustão circulando em suas ruas a partir de 2030. O atual presidente do país fez o anúncio de que não será mais permitida a venda de veículos a gasolina e diesel em território francês a partir de 2040.
- REINO UNIDO: assim como a França, vai proibir a venda de veículos com motor a combustão interna a partir de 2040.
- JAPÃO: sempre à frente no quesito tecnologia, o Japão já está fazendo a mudança de sua frota para carros elétricos. Em apenas 2 anos, o objetivo do país é possuir mais pontos de recarga para carros elétricos do que postos de combustíveis.
- CHINA: mais discreto e com medidas mais amenas, o governo chinês está aos poucos promovendo a mudança. As montadoras localizadas por lá, trabalham com metas pré-estipuladas pelo país. Até 2020, ao menos 10% dos carros produzidos na China deverão ser híbridos ou elétricos.
Ter uma frota 100% de carros elétricos vai além dos investimentos e ganhos em tecnologia. A questão também é de saúde pública, já que os automóveis movidos a gasolina e diesel, especialmente, contribuem para os altos índices de poluição do ar e sonora.
O futuro está pertinho, e os dias de fumaça e barulho, com os dias contados.
NÃO PERCA: na próxima semana, o Especial Carros Elétricos continua, dessa vez falando dos carros elétricos fabricados mundo a fora.