Dicas rápidas

câmbio automático
14 out 2016

Economia com o câmbio automático

Algumas histórias se repetem ao longo dos anos e por isso acabam se tornando verdades absolutas. Esse é o caso do câmbio automático, dito que gasta muito mais que o câmbio manual. Mas pode acreditar: há exceção nessa regra!

A afirmação sobre o câmbio automático ser muito mais gastão que o manual começou porque há muitos anos, logo que surgiram os primeiros modelos, os câmbios automáticos possuíam menos marchas, a maioria de três a quatro. Com o avanço da tecnologia automotiva, esse número foi aumentando e hoje muitos modelos têm mais marchas que os carros manuais. Como um dos fatores que influencia (e muito!) no gasto de combustível é o tempo de troca da marcha, os automáticos podem se tornar até mais econômicos que os manuais. Isso porque, o carro com câmbio automático faz a troca de marcha no tempo exato ditado pelo giro do motor, enquanto o carro manual depende do motorista. E se quem estiver à frente do volante gostar de saídas bruscas, ultrapassagens constantes e andar a milhão, o carro desse motorista vai gastar mais que um automático da mesma categoria. Aliás, as montadoras têm investido bastante em modelos que tem o propósito de unir a segurança e comodidade do câmbio automático a tão necessária economia do motor.

Outras dicas simples ajudam a economizar combustível com um carro automático: ao parar o carro no trânsito ou à espera, coloque na posição N; se o seu câmbio for automatizado, escolha trocar as marchas manualmente sempre em perfeita harmonia com o giro (quanto mais baixo melhor); em subidas e rampas, coloque o câmbio no modo 1 e só depois volte ao D; evite as cantadas de pneus e prefira sair com o veículo suavemente.

PostEncontreSeuCarroblog