Carros Dicas Dicas rápidas

15 jan 2018

Dica rápida: pé na embreagem

Por que alguns modelos só funcionam se estiverem engatados?

Um país em desenvolvimento, impostos altíssimos e um combustível que parece subir tão rápido quanto o velocímetro de um carro de corrida, são os 3 fatores que contribuem para que a frota de carros brasileiros seja composta por um alto número de automóveis modelos 1.0 e com câmbio manual. Conhecidos como “carros populares”, ao avançar dos anos, eles foram ganhando opcionais em acessórios e versões. Mas não são apenas esses dois elementos que diferenciam os modelos circulando por aí. Alguns, por exemplo, exigem que o motorista pise na embreagem para ligar o carro. E você sabe por que? A resposta é simples e certamente você irá adotar a prática após saber o porquê, mesmo que o seu carro não tenha essa exigência.

MAIS SEGURANÇA

Quem garante são as montadoras que fabricam seus modelos de câmbios manuais (não somente as versões 1.0, mas todas as outras também) aqui no Brasil: Ford e Hyundai. Pequenos acidentes com o próprio carro e, principalmente, com pessoas, são evitados se o motorista estiver acionando a embreagem no momento da partida. Isso porque, muitos motoristas têm o hábito de deixar o carro engatado mesmo desligado ou se esquecem de colocar o câmbio em ponto neutro. Ao dar a partida sem pisar na embreagem, o carro pode fazer um movimento brusco e até mesmo violento. Para evitar, Ford e Hyundai, Volkswagen em alguns carros, e outras marcas, fabricam seus automóveis de passeio com essa exigência e assim garantem a segurança de pedestres e do carro em si.

Então só para garantir, pressione a embreagem antes de dar a partida. Mal não vai fazer e situações desagradáveis serão evitadas!

Quer saber mais sobre quais hábitos prejudiciais ao veículo evitar? Acesse nossa matéria especial: “7 Hábitos populares que prejudicam os carros”