Os computadores de bordo dos carros são grandes aliados dos motoristas. Eles trazem importantes informações sobre os veículos e revelam defeitos que podem existir.
Mas, você sabe quando esses equipamentos surgiram e quais são suas funções básicas? Neste post, vamos explicar isso e muito mais.
Quer entender tudo sobre o assunto? Acompanhe a leitura!
Quando surgiu o primeiro computador de bordo?
O computador de bordo automotivo surgiu na década de 80. Na época, ele era considerado um mostrador rudimentar.
Servia para informar ao motorista dados como a autonomia e o consumo de combustível dos carros.
No entanto, foi em 1985 que surgiu no Brasil o primeiro automóvel nacional com computador de bordo. A Fiat lançou o Fiat Prêmio com esse equipamento.
O dispositivo era uma grande novidade para a época, pois com ele era possível o motorista ter acesso a importantes informações.
Quais as funções dos computadores de bordo?
Mostrar o consumo instantâneo e o consumo médio
Mostrar o consumo instantâneo. Essa é provavelmente a função mais importante do computador de bordo dos carros.
Isso porque esta função estimula o motorista a dirigir com mais eficiência, pois ela informa em Km/l o consumo instantâneo do automóvel.
Já o consumo médio, avalia quanto de combustível está sendo consumido.
Se o automóvel for um veículo flex, você poderá analisar se vale a pena abastecê-lo com etanol ou gasolina.
O consumo médio também aponta se o combustível que você abastece está dentro dos padrões adequados. Quer um exemplo?
Se o carro estiver com algum problema na injeção do combustível, o consumo médio será alterado.
Fornecer dados do hodômetro
Se você quer saber quantos quilômetros dividem sua casa até o trabalho, você pode zerar o hodômetro para isso.
É comum ter duas funções de hodômetro parcial, A e B, e fazer duas medições ao mesmo tempo.
Saber a velocidade média dos veículos
Com o computador de bordo você sabe exatamente qual a velocidade média do seu automóvel nas vias públicas. No trânsito urbano, por exemplo, a velocidade é mais baixa.
Entretanto, ao mesmo tempo que para alguns motoristas é assustador constatar que a velocidade média no trânsito das cidades é muito baixa, é educativo observar que não vale a pena pisar fundo no acelerador, já que o próximo semáforo pode estar logo a frente.
Ter conhecimento sobre a autonomia dos carros
Aposto que você já quis saber quantos quilômetros o automóvel roda com o combustível que resta no tanque, não é verdade?
Ter conhecimento sobre a autonomia do veículo ajuda a decidir se é preciso ir logo ao posto de gasolina ou não.
Verificar a temperatura externa
Mesmo no conforto do ar-condicionado é bom saber quanto está a temperatura do automóvel, não é verdade?
O computador de bordo verifica esse dado para você!
Alertar sobre a velocidade
Caso você se empolgue na direção do veículo, o computador de bordo vai emitir um alarme sonoro para lhe informar que excedeu a velocidade máxima permitida naquela via.
Como evoluiu o computador de bordo dos carros?
É importante lembrar que os primeiros computadores de bordo só exibiam informações de consumo e autonomia.
Os modelos atuais têm telas que são sensíveis ao toque e que se conectam com o celular permitindo que o condutor do veículo faça ligações, acesse músicas e fotos.
Com a adoção das redes de comunicação interna do veículo, os sensores de freio e de pressão do óleo e temperatura que antes eram independentes, passaram a ser interligados e a trocar dados entre si.
Hoje o usuário do veículo tem mais acesso a esses dados. Os sistemas a bordo contam com informações sobre tração, modos de direção, climatização da cabine disponíveis em telas sensíveis ao toque.
Os computadores de bordo se completam com soluções tecnológicas e centrais multimídia que possibilitam o entretenimento por meio de celulares do tipo smartphone e navegadores GPS, que mostram rotas que o motorista deve seguir a partir de dados recebidos por satélites.
E a evolução dos computadores de bordo não para por aí. Existem equipamentos que permitem a condução autônoma dos automóveis.
Já pensou você entrar em um veículo e não se preocupar em dirigir? No futuro, através de um simples botão, teremos carros conduzidos de maneira independente, sem precisar de motoristas.
Como o computador de bordo ajuda o motorista?
O computador de bordo fornece todos os dados do veículo ao motorista sem que o condutor perca a atenção durante o período em que está na direção do carro.
Com o equipamento, o motorista consegue ver que em cidades planas dá para andar em rotações mais baixas e isso fará bem ao bolso.
Já em trechos de serra, o melhor é optar por uma terceira marcha do que usar a quinta e segurar o carro no freio.
O computador de bordo serve, ainda, para deixar o motorista em alerta.
Você pode manter a velocidade programada e controlar o risco de derrapar, pois o dispositivo permite que uma roda gire menos ou de acordo com sua necessidade, para que assim a derrapagem possa ser evitada.
Outra vantagem é que o motorista descobrirá qual é o modo de direção é mais econômico para o seu bolso durante as idas e vindas do trabalho e também durante as viagens que fizer.
Viu como são importantes os computadores de bordo dos carros? Agora que você conhece as funções deles, poderá tê-los como um item indispensável para o seu próximo automóvel, não é mesmo? Pense nisso! Tenha um veículo com a tecnologia em suas mãos!
E você, já conhecia todas as funções dos computadores de bordo? Conte para gente nos comentários!