Em tempos de economia em crise e com o poder de compra diminuído, uma das alternativas para quem está interessado em trocar de carro está no mercado de seminovos. O setor sempre ganha força e se transforma em uma boa opção para quem precisa de um bom carro e, ao mesmo tempo, não quer gastar tanto ou se endividar.
Se você tem interesse em trocar de veículo, veja como se preparar para comprar um carro seminovo!
Conheça as vantagens de um seminovo
O valor de depreciação de um carro seminovo costuma ser bem menor do que de um veículo 0km. O preço inferior se torna um dos grandes atrativos, além dos impostos que incidem sobre o automóvel também serem menores.
Além disso, é possível encontrar em diversas lojas de seminovos categorias superiores a preços de carros populares 0km. Contudo, não deixe de estimar quanto irá gastar após adquirir o veículo tão desejado.
Contabilize as despesas
Sempre corra atrás do melhor preço e do custo-benefício que atenda a suas necessidades. Compare ofertas pela internet, em sites de busca, jornais, feirões ou pessoalmente nas revendedoras de seminovos.
Pesquise a média de preços de IPVA, seguro para o veículo, despesas com estacionamento, combustível, gastos com manutenções preventivas e inclua no seu planejamento mensal o valor das parcelas do carro, se você for financiá-lo. E fique atento: entre as despesas com documentos existem, ainda, as taxas e honorários de despachantes, que também devem entrar na conta, caso você contrate um.
Defina as prioridades
Se o seu objetivo é comprar um carro seminovo, tente economizar nos mínimos detalhes para ter a quantia necessária o mais rápido que for possível para o seu orçamento.
Controle as suas despesas – desde aquele cafezinho na padaria até uma saída com os amigos no final de semana – e veja o quanto isto compromete o seu orçamento. Assim, você terá condições de administrar melhor o seu dinheiro e manter o foco na sua meta.
Administre suas finanças
Especialistas em economia recomendam, quando for possível, que o interessado adquira um carro à vista. Nessas condições, é possível negociar pequenos descontos ou gratuidades na transferência do veículo ou, até mesmo, sair da loja com um tanque cheio.
Porém, se a sua necessidade de comprar um carro é imediata, financie. Pesquise as taxas de juros mais competitivas e faça uma escolha consciente para sair da loja com o veículo desejado. Seja organizado e procure amortizar as mensalidades sempre que for possível.
Saiba como funciona um financiamento
Diferentemente do mercado de veículos 0km, nem sempre é possível financiar um veículo seminovo dando uma entrada pequena ou até mesmo comprar sem entrada. As financeiras são mais criteriosas e liberam o empréstimo de acordo com o score de crédito do consumidor, ou seja, uma pontuação pessoal que considera o retrospecto de bom ou mau pagador.
Busque as alternativas que se adequem ao seu perfil orçamentário e à sua realidade, seja consórcio, leasing ou a modalidade mais comum de financiamento, o CDC. Lembre-se que, nessa modalidade, quanto maior o prazo do empréstimo, maior será o valor final do seu carro. O ideal é ter uma boa quantia para dar entrada e parcelar o restante em prestações mais suaves.
Seguindo essas dicas, você estará pronto para comprar um carro seminovo. Já tem uma opção em mente? Deixe seu comentário no post!