O Brasil é um país com um clima predominante quente e só nós sabemos o quão ruim é sofrer com o calor no trânsito. A invenção do ar-condicionado em carros foi umas das coisas mais revolucionárias e úteis que o setor automotivo já presenciou. Com o passar dos anos mais tecnologia foi injetada na refrigeração, mas, mesmo assim, são necessários cuidados para aproveitar melhor o ar-condicionado no carro.
Como manter a temperatura do ar-condicionado no carro
Para manter a temperatura do ar-condicionado de modo que não seja prejudicial a sua saúde e cause algum dano no carro é essencial que você tome alguns cuidados.
Primeiramente, o ar-condicionado do carro é uma parte sensível do automóvel, principalmente por lidar com temperaturas mais baixas (para os materiais essa não é a melhor condição e eles degradam mais rápido).
Os carros mais modernos possuem um termômetro embutido, que consegue regular a temperatura para a qual mais lhe agradar.
Vamos mostrar para você quais os maiores cuidados com a manutenção e dicas que farão você aproveitar melhor o ar-condicionado no seu auto.
Quais são a manutenções necessárias no ar-condicionado?
A manutenção do ar-condicionado do carro é essencial para que ele continue funcionando perfeitamente.
É muito comum se preocupar com o óleo do carro, velas, motor, fluido dos freios, pneus, lubrificantes e outros itens que precisam de manutenção preventiva. Mas é indicado colocar no seu check-list a verificação do sistema de refrigeração.
Todo ar-condicionado tem um filtro para bloquear a entrada de sujeira no carro e ele deve ser trocado periodicamente para que o rendimento do ar não seja prejudicado.
O tempo de troca varia de acordo com seu uso, mas, em média, os filtros devem ser trocados todo ano, ou com cerca de 15 mil a 20 mil km rodados.
Se você passa por muitas estradas de terras ou lugares com muita poeira o recomendado é fazer essa troca ainda mais cedo, pois esse tipo de ambiente sobrecarrega ainda mais a função do filtro.
Lembrando que o filtro do ar-condicionado do carro não pode ser higienizado, ele precisa ser trocado e isso só deve ser feito em locais apropriados para manutenção.
Uma dúvida frequente é a respeito da manutenção do gás, mas ele só será trocado se houver casos de vazamento no sistema de refrigeração. Em casos de suspeitas leve o carro ao mecânico.
Na dúvida, fale para o mecânico dar uma checada no ar-condicionado do carro todas as vezes que levar o carro para fazer a revisão preventiva.
Lembrando que o carro é um sistema totalmente interligado e que manutenções periódicas é a chave para que não haja desgaste excessivo de peças e coisas do gênero. (Leia mais sobre manutenção preventiva aqui: https://loucosporcarro.com.br/por-que-fazer-a-manutencao-preventiva-do-veiculo/)
Dicas extras
Há outros cuidados a serem tomados para prevenir que o sistema de refrigeração seja danificado antes do tempo.
- Não coloque o ar-condicionado no máximo ao entrar no carro muito quente. Nos dias mais quentes do ano a temperatura do carro no sol pode passar de 50º. Ligar o ar-condicionado nessa situação sobrecarrega o sistema;
- Em dias muito quentes o recomendado é abrir todas as janelas e andar alguns minutos para circular o ar dentro do carro. Em apenas dois minutinhos a temperatura já terá caído significativamente e seu ar-condicionado será mais eficiente;
- Não deixe a função de recirculação do ar ativada a todo o momento, prefira deixar na opção automática;
- Não fique muito tempo sem usar o ar-condicionado do carro. Esse hábito não irá preservar o sistema de refrigeração, fazendo-o durar mais. Ao contrário, não usar o ar por longos períodos de tempo pode provocar ressecamento das mangueiras do sistema;
- Escolha a opção certa da saída de ar. Há diversas opções para a saída do ar, pode ser diretamente no passageiro, nos pés, nas saídas do painel ou uma mistura desses, para o ar-condicionado o mais indicado é que se use a saída do painel, rente ao vidro, pois a temperatura fica mais homogênea;
- Ligue o ar–quente para evitar a proliferação de fungos e bactérias. O sistema de refrigeração é um ambiente muito propício para a formação de colônias de bactérias e fungos, estes podem causar mau cheiro nos dutos de ar (se você sente algo estranho ao ligar o ar-condicionado, desconfie). Ligar o ar–quente por alguns minutos resolve esse problema;
- Desligue o ar-condicionado antes de parar o carro. O sistema de refrigeração proporciona certa umidade nas mangueiras, então é recomendado desligá-lo antes e, se possível, ligar o ar–quente no final do trajeto para resolver o problema de umidade e, consequentemente, o problema com os fungos.
Outra dica interessante – e que nem todas as pessoas sabem – é que o ar-condicionado do carro é perfeito para desembaçar o vidro do carro em dias chuvosos.
Com certeza você já deve ter pegado uma chuva no meio da estrada, não pôde abrir o vidro e ele começou a ficar todo embaçado, não é mesmo?
Isso é extremamente perigoso, pois a visibilidade do motorista fica totalmente comprometida.
Muitas vezes o motorista ou o passageiro tentam desembaçar com algum pano ou papel higiênico, mas isso também não é adequado e é perigoso (principalmente se for o motorista tentando limpar o vidro).
O ar-condicionado do carro resolve isso em instantes, e o melhor: de uma maneira segura.
Por essas e outras que é essencial que você faça o possível para aproveitar melhor o ar-condicionado do seu carro. Sempre faça manutenção e tome todos os cuidados necessários para aumentar sua durabilidade.
Quer saber mais sobre carros? Acesse o Blog Loucos por Carros