Ter um carro que atenda todas as expectativas é o sonho da maioria das pessoas, não é mesmo? Antes de adquirir um veículo, leve em consideração a potência do motor, mas não se esqueça do consumo de combustível.
Por isso, no post de hoje, você vai aprender as diferenças que existem entre consumo de combustível x potência do motor do automóvel.
Vamos explicar quanto um veículo de câmbio manual, câmbio automatizado e automático consomem na estrada e na cidade.
Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe a leitura!
Quais as diferenças de consumo de combustível entre os veículos manuais, automatizados e automáticos?
Para você entender um pouco sobre isso, separamos alguns dos modelos de automóveis mais econômicos analisados pelo Inmetro. Veja:
1. Volkswagen Up! TSI
O Volkswagen Up! TSI , motor 1.0 com câmbio manual e a gasolina faz 13,5 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. O veículo é um dos mais econômicos da categoria dos compactos.
Já com câmbio automatizado, o compacto faz 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.
Um veículo que propõe uma sensação de mais potência ao torque, sem que perca no consumo de combustível. Perfeito para quem gosta de andar muito e quer economizar na hora de encher o tanque.
2. Honda Fit motor 1.5
O Honda Fit, motor 1.5, de câmbio manual faz 8,3 km/l na cidade e 9.9 km/l na estrada.
Já o de câmbio automático é mais econômico. Ele faz 12,3 km/l na cidade e 14km/l na estrada.
Quem opta por esse veículo com seu câmbio automático, desfruta do conforto enquanto dirige, pois não precisa se preocupar em passar as marchas. A outra vantagem é, claro, a economia do combustível.
3. Prisma 1.4
O Chevrolet Prisma 1.4, modelo 2017, é um veículo sedã compacto. O modelo com câmbio manual possui seis marchas e faz 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Já o de câmbio automático, a média urbana é 7,9 km/l e 9,6 km/l na rodovia.
Este ano, o veículo ostentou nota máxima em eficiência pelo Inmetro e um selo verde de aprovação ambiental do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).
4. Ford Focus Duratec
Já entre os carros 2.0, o Ford Focus Duratec é um dos mais vendidos e procurados por quem quer um veículo confortável e com potência.
O modelo com câmbio manual faz 11,1 km/l na cidade e 16,1km|l na estrada. Enquanto sua versão automática roda 8,2 km/l na cidade e 14 km|l na estrada.
O que faz um automóvel consumir mais ou menos combustível?
Não são apenas a potência do motor e o tipo de câmbio que influenciam no consumo de combustível do veículo.
Você precisa analisar outros fatores. Entre eles:
1. Observar o conta-giros do automóvel
Num veículo manual é importante você observar o conta-giros e mudar a marcha sempre antes de 2.500 rpm quando o carro for a gasolina e 2000 rpm quando for etanol. Nessas faixas de rotação, o motor é mais eficiente em relação ao consumo de combustível.
Já se o carro for automático, você deve aliviar um pouco a pressão do pé no acelerador logo que o veículo embalar. Isso vai ajudar a economizar combustível. Sempre que puder, mantenha uma velocidade constante e use a marcha mais alta possível.
2. Evitar deslocamentos curtos
Os motores levam tempo para atingir a temperatura necessária para a eficiência no consumo de combustível. Alguns conversores do automóvel levam até oito quilômetros para se tornarem mais eficazes.
Por isso os veículos são menos eficientes no consumo em percursos curtos. E assim, independente do tipo de câmbio do seu automóvel, você deve evitar esse tipo de trajeto.
3. Deixar os acessórios desligados
É importante antes de dar a partida você desligar todos os acessórios que consomem energia. Dessa maneira, a carga exigida do motor será diminuída na próxima vez que você ligá-lo.
Acessórios como acendedor do carro e consoles de TV forçam o alternador a trabalhar mais e isso gera uma corrente extra e faz com que o automóvel consuma mais combustível. Desligue também o aquecedor, os desembaçadores do para-brisa traseiro e os faróis.
4. Desligar o ar condicionado
O ar condicionado do automóvel também aumenta o consumo de combustível. Por isso, caso não tenha necessidade de usá-lo, mantenha-o desligado.
Agora você já sabe que o consumo de combustível pode ser influenciado por vários fatores, não é mesmo? Antes de escolher seu automóvel, analise as vantagens que o carro pode lhe oferecer e não se esqueça que a sua maneira de conduzir o veículo também fará a diferença no desempenho do carro.
Quer ainda mais maneiras de economizar? Confira o nosso novo artigo com 10 dicas de como economizar combustível do veículo.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário em nosso post!