A cartilha do bom motorista

Dicas

bom motorista
25 jan 2017

A cartilha do bom motorista

Entre pequenos cuidados e atitudes conscientes, saiba como agir para garantir a boa conservação do seu carro e uma boa economia para o seu bolso!

A manutenção preventiva do carro é prática essencial para quem deseja conservar seu veículo em boas condições, garantindo a própria segurança e de seus passageiros. Com a manutenção em dia é possível também economizar (e muito!) ao evitar que problemas maiores se desenrolem e gerem muita dor de cabeça. Além disso, é preciso ter cuidado diante de problemas que por serem comuns são banalizados e assim acabam sendo mal resolvidos.

Confira nessa matéria dicas importantes para manter seu carro em ordem e resolver os problemas sem causar outros.

De olho nos filtros

Os filtros do óleo, ar e combustível são responsáveis por neutralizar as impurezas e garantir que elas não cheguem até as peças do motor. Os filtros não precisam estar entupidos para causar estrago. Caso as impurezas já estejam em nível elevado, aumentam o consumo de combustível do veículo em até 20%. Fora o prejuízo que você pode ter caso o motor seja prejudicado pela falta de manutenção.

Exemplos: com o filtro de óleo sujo em excesso ou contaminado por combustível de baixa qualidade o seu carro pode aumentar o consumo de 10 a 20%. Ele deve ser trocado sempre que fizer a troca de óleo do motor.

O filtro de ar quando sujo, além de gerar problemas para a sua saúde, aumenta o consumo em até 20%. Por isso acompanhe as condições do mesmo a partir dos 5.000 km rodados; em caso de pouco uso do veículo o recomendado é a cada 15.000 km.

Já o filtro de combustível é o que diretamente mais influencia no consumo do carro. O aumento é de 20% na maioria dos casos em que o veículo está rodando com o filtro contaminado por impurezas. A má conservação desse filtro atinge a bomba de combustível que pode inclusive queimar se a troca não for realizada no tempo correto. Fique de olho nele a partir dos 8.000 km rodados.

Cuidado com o combustível adulterado

A baixa qualidade do combustível utilizado no carro contamina todo o seu sistema: ao ser abastecido por este tipo, os filtros vão se enchendo de impurezas o que atinge de imediato as velas e essas, por sua vez, vão prejudicar o trabalho do catalisador. Essa última peça pode inclusive derreter em decorrência dos problemas mencionados acima. O catalisador é uma das peças mais falsificadas do mercado e a utilização da peça não original contribui para aumentar ainda mais o consumo do combustível e a emissão dos gases poluentes.

Cuide bem dos pneus

Lembre de realizar a calibragem dos pneus 1x na semana e de ficar sempre atento ao alinhamento e balanceamento. Para saber tudo sobre os cuidados essenciais com os pneus, leia a matéria Qual o momento certo de trocar os pneus do carro?
Confira também nossa matéria especial sobre Balanceamento e Alinhamento.

Quando acontecer de:

  • O motor ferver: não abra o capô de imediato, pois o vapor pode machucar você. Espere o motor esfriar para então abrir o capô e o reservatório. Em seguida complete com água e procure um mecânico.
  • As rodas travarem: caso aconteça de encontrar as lonas dos pneus grudadas aos tambores avance em primeira marcha e volte de marcha ré até elas se libertarem. Se após repetir a ação por algumas vezes não resolver, ligue para o guincho.
  • Queimar as lâmpadas: certifique-se que estão frias antes de mais nada. Ao realizar a troca, não toque diretamente nas lâmpadas e faça o descarte apropriado em seguida. Se precisar use luvas e assim evite ter que limpá-las com álcool para eliminar alguma impureza passada das suas mãos para elas.

Ao manter bons hábitos não apenas seu carro sai ganhando ao se manter bem conservado, mas principalmente você ganha em economia! Para saber mais dicas de como ser um bom motorista, leia também nossa matéria especial sobre como evitar Maus Costumes.

Fonte: Revista Quatro Rodas

PostEncontreSeuCarroblog