Até 31 de dezembro de 2017 é vigorado no Brasil o Inovar-Auto, regime automotivo regulamentado pelo governo federal no final de 2012 que consiste em “O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto¹) é o regime automotivo do Governo Brasileiro que tem como objetivo a criação de condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, produzir veículos mais econômicos e seguros, investir na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.” Entretanto, esse programa é considerado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como um subsídio ilegal por transgredir as leis de livre comércio, já que o mesmo limita as montadoras a importarem no máximo 4.800 unidades por ano. Acima desse número, é cobrado, por unidade importada, uma sobretaxa de 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
No último dia 30 de agosto, a OMC emitiu um prazo de 90 dias para o Brasil suspender o Inovar-Auto. Com o fim da sobretaxa imposta nos carros importados para o país, a partir do dia 31 de dezembro, espera-se uma redução no preço dos carros importados vendidos no Brasil. Montadoras como Kia e JAC já planejam a importação de novos modelos a partir de 2018 e a ABEIFA, associação das importadoras, acredita que o número de carros importados vendidos em território nacional pode dobrar no próximo ano.
Com certeza vem novidade por aí!
Quem está ansioso para saber quais os novos modelos que irão desembarcar no Brasil e quais já importados terão seus preços reduzidos em 2018? Deixe seu comentário!
Fonte: Quatro rodas