Todo mundo já pensou alguma vez na vida sobre o que vale mais a pena em termos de deslocamento: carro ou transporte público? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida objetivamente, já que trata-se de uma opção envolvendo muitos fatores.
Infelizmente, o transporte público brasileiro não possui o padrão de qualidade de países da Europa ou de cidades dos Estados Unidos. Mas, para quem está disposto a enfrentar o calor e o desconforto dos nossos ônibus e metrôs, deixar a garagem vazia até pode ser uma boa opção, dependendo da sua realidade.
Por outro lado, a compra de um automóvel é um sonho que muitas pessoas cultivam durante anos, e alcançar a independência por ter um carro próprio também deve ser levado em consideração.
Quer saber mais sobre os prós e contras de andar de carro ou transporte público? Continue a leitura e confira!
Custos na ponta do lápis
A grande dúvida que bate na hora de decidir pelo carro ou pelo transporte público é em relação aos custos envolvidos nos dois tipos de transporte.
O carro tem um custo de manutenção considerável, além do combustível que se gasta todos os dias no caminho para o trabalho.
Já o transporte público apresenta valores menores, já que praticamente você só gasta com a passagem. De fato, se você mora perto do seu trabalho, até mesmo um táxi pode ser uma boa solução.
Mas não são somente os custos que estão envolvidos na escolha, não é mesmo? E os itens seguintes pesam bastante na balança.
Conforto e praticidade
Como já dissemos, o transporte de passageiros nas cidades brasileiras não é de boa qualidade. Ônibus, metrôs e trens metropolitanos andam sempre lotados. Dificilmente possuem ar-condicionado e raramente as linhas cumprem os horários estipulados nos quadros.
Em algumas cidades, o transporte público tem preferência no trânsito, por meio de faixas exclusivas. Mesmo assim, contando-se o tempo de deslocamento até o ponto e a espera pelo transporte, o período para se chegar ao destino é praticamente o mesmo.
Quem está no automóvel conta com o conforto de poder andar com os vidros fechados, o ar-condicionado ligado e o rádio sintonizado em sua estação preferida. Com certeza, você chegará ao trabalho de uma forma mais apresentável, sem estar suado e cansado.
Além disso, para quem atua visitando clientes, o carro torna-se uma ferramenta de trabalho fundamental, que não pode ser dispensada.
Também é preciso considerar o fator segurança. Afinal, o número de assaltos que ocorrem diariamente no transporte público vem crescendo de forma assustadora, principalmente em grandes cidades.
Emergências inesperadas e o uso de carro ou transporte público
Quem tem um carro na garagem está sempre pronto para emergências que podem acontecer, algumas até no meio da noite. Nesse horário, é praticamente impossível conseguir um táxi ou qualquer transporte coletivo de forma imediata.
Solução viável que pode ser compartilhada
Ainda que o transporte público ofereça algumas vantagens, principalmente no lado financeiro, o carro ainda é uma maneira mais barata, confortável e segura para se deslocar.
E, mesmo assim, você pode adotar práticas que farão com que o transporte particular seja ainda mais vantajoso. Para ir ao trabalho, por exemplo, adote um sistema de caronas compartilhadas, que ajuda a economizar combustível e diminui o número de automóveis nas ruas.
Agora que você já está preparado para se decidir entre carro ou transporte público, que tal ficar por dentro de outros assuntos do universo automobilístico? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!