O carro sai literalmente zerado da concessionária e por esse motivo precisa de cuidados especiais.
Todo comprador de um carro 0km é um motorista de primeira viagem – pelo menos nesse carro. Por isso, alguns cuidados são essenciais de serem repassados para que seu veículo novinho se ajuste e rode perfeitamente os muitos quilômetros que estão por vir.
- Aquecimento: principalmente nos primeiros dias é importante ligar o carro e deixar o motor ser aquecido por aproximadamente 5 minutos antes de sair com ele pelas ruas.
- Cuidado com o pé: evite forçar demais o motor, por mais tentador que isso seja. A maioria das montadoras recomenda que nos primeiros 1.000 km o motorista não atinja ¾ da velocidade alcançada pelo carro (sempre respeitando o limite de velocidade estabelecido pela via). Atenção também ao conta giros! Evite ultrapassar 5.000 RPM (rotações por minuto).
- Acelerador sob controle: reforçando o item acima, a recomendação das montadoras é que não se abuse das acelerações. As famosas esticadas de marcha e as acelerações bruscas forçam um motor ainda em fase de ajuste.
- Óleo: leia com atenção o manual de instruções do seu veículo. Muitas montadoras pedem a troca do primeiro óleo da quilometragem atingida nas demais trocas. Atente também para a orientação quanto ao uso de aditivos. Nem sempre eles são necessários. Ao contrário, podem ser prejudiciais.
Vale lembrar que é sempre bom sair da concessionária ou da revenda já com o carro novo assegurado! Veja aqui as dicas para escolher um bom seguro.