Conheça as diferenças entre câmbio automático e automatizado!

Carros

câmbio automático e automatizado
24 out 2016

Conheça as diferenças entre câmbio automático e automatizado!

De fato, o velho hábito de trocar de marchas já é passado para muita gente. Atualmente, os câmbios com mudança de marcha automática estão cada vez mais presentes nos veículos brasileiros.

Contudo, muita gente ainda não sabe que existem dois tipos de automatização diferentes: câmbio automático e câmbio automatizado. Por isso, muitas pessoas acabam comprando um carro de câmbio automatizado achando que é automático.

Esse engano faz com que o comprador gaste mais do que devia, porque carros de câmbio automático são bem mais caros. Então, para evitar esse prejuízo, vale saber as diferenças entre os câmbios e questionar na hora da compra.

Os dois modelos possuem especificidades que podem influenciar na sua escolha, como consumo, conforto e segurança. Então, fique ligado neste post, pois vamos explicar a diferença entre câmbio automático e automatizado. Confira!

Características do câmbio automatizado

Vantagens

Também conhecido como semiautomático, o câmbio automatizado é o modelo de câmbio mais popular, principalmente por ter um custo mais acessível. Ele utiliza os mesmos mecanismos de um câmbio convencional, executando as trocas de marcha automaticamente.

Muitos acham que o câmbio automatizado não possui embreagem, mas a verdade é que ela ainda está presente.

A diferença é que, ao invés de ser acionada fisicamente pelo motorista, ela é acionada por comandos de computador. Esses comandos para a troca de marcha são enviados por um sensor que sabe exatamente a hora de fazer a mudança.

Por utilizar o mesmo sistema do câmbio manual, esse tipo de câmbio é mais barato, pois a obtenção de peças em larga escala é mais fácil. Isso faz, inclusive, com que a manutenção do câmbio automatizado seja mais simples e barata do que a de um câmbio automático.

No entanto, é preciso lembrar que, como as peças são praticamente as mesmas de um sistema de marchas convencional, elas estarão sujeitas aos mesmos desgastes, e precisarão dos mesmos cuidados.

Além disso, o câmbio automatizado não causa aumento significativo no consumo de combustível do seu veículo — na verdade, ele chega até a diminuir esse consumo. Isso acontece justamente porque é o computador que realiza as trocas de marchas. Dessa forma, elas são feitas exatamente no momento certo, para o melhor proveito do carro.

Desvantagens

A maior desvantagem do câmbio automatizado, contudo, são os trancos que o carro dá quando ocorre a troca de marcha. Os fabricantes estão constantemente trabalhando para solucionar esse problema, mas, enquanto isso, o motorista é que deve prestar atenção em alguns detalhes para diminuir essa sensação.

Se o carro possui um modo “Sport” — normalmente, representado por um botão com a letra S —, certifique-se de que ele não está acionado, pois ele torna o carro mais esportivo, mantendo a mesma marcha até rotações elevadas, como 5000 rpm; o que aumenta os trancos.

Na hora de arrancar com o carro, também é importante não acelerar muito de uma vez. Isso fará com que a aceleração brusca aumente o tranco.

Uma dica muito usada é de aliviar um pouco o pé do acelerador quando sentir a mudança de marcha. Apesar de parecer uma atividade chata e difícil, com o tempo você se acostuma e nem percebe mais.

Câmbio de dupla embreagem: a evolução do automatizado

Os câmbios de dupla embreagem são a melhor opção quando se trata de câmbios automatizados. Eles são equipados com dois discos de embreagem, sendo um responsável pelas marchas ímpares e o outro pelas marchas pares.

Esse sistema é capaz de pré-engatar as marchas seguintes, proporcionando uma mudança suave e mais rápida. Quando, por exemplo, a terceira marcha está engatada em um disco, a quarta marcha já está pré-engatada no outro.

Por esse motivo, o câmbio automatizado de dupla embreagem é o ideal para quem busca alto desempenho na hora de dirigir.

Características do câmbio automático

A primeira diferença entre câmbio automático e automatizado é que o câmbio automático conta com automatização total da troca de marchas. Suas peças e componentes são especialmente projetados para esse fim, fazendo com que este seja mais caro.

Dispositivos hidráulicos, conversor de torque e módulo eletrônico são alguns dos componentes do câmbio automático que substituem os utilizados no modelo automatizado. Além disso, nesse tipo de câmbio as trocas de marchas são mais suaves e a segurança é maior.

Outra significativa diferença entre câmbio automático e automatizado é que o câmbio automático não possui embreagem.

Ao invés disso, ele é equipado com um conversor de torque — um dispositivo hidráulico que ainda tem por função acoplar o motor à caixa de transmissão (mesma finalidade da embreagem).

Como o conversor desliza mais lentamente, o tempo de troca de marchas costuma ser um pouco maior do que quando feita manualmente. O conversor também rouba um pouco de potência do motor para funcionar, sendo possível que o consumo de combustível aumente ligeiramente com o uso do câmbio automático.

Uma desvantagem: o preço

Contudo, toda essa praticidade e conforto têm seu preço. Um veículo com câmbio automático pode chegar a custar o dobro de um modelo automatizado. Da mesma maneira, sua manutenção é mais complexa e exige mão de obra especializada, o que também sai mais caro.

Cuidados rotineiros, como a troca do fluído de transmissão e a manutenção do sistema de refrigeração, também são essenciais para o funcionamento correto do câmbio automático, e ajudam a retardar a necessidade de uma manutenção maior e consequentemente mais cara.

Câmbio automático e automatizado: qual devo escolher?

Agora que já você sabe a diferença entre câmbio automático e automatizado, para saber qual é a melhor opção, considere como você pretende utilizar o veículo.

Os câmbios automatizados — especialmente os de dupla embreagem — oferecem um desempenho melhor para aqueles que procuram mais dinamismo e economia. Por isso, são muito procurados para uso esportivo, por exemplo.

Já o câmbio automático é recomendado para quem prefere conforto e segurança, minimizando os trancos. Nesse caso, para ter certeza de estar fazendo um bom negócio, é preciso considerar os custos mais elevados de aquisição e manutenção do câmbio automático.

Essas informações certamente irão te ajudar a decidir qual modelo de câmbio combina mais com você. Mas, se você ainda tiver alguma dúvida sobre a diferença entre câmbio automático e automatizado, deixe seu comentário!

E para ficar por dentro de ainda mais dicas como essas, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

PostEncontreSeuCarroblog

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.